Faleceu no início da madrugada desta quarta-feira (29), a professora Wanise Rubele França Penso, esposa do empresário de Salto do Lontra, Clóvis Penso. Ela estava hospitalizada há vários dias no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo - região metropolitana de Curitiba.


Wanise nasceu em 11 de agosto de 1956 em Curitiba, na Maternidade Vitor Ferreira do Amaral. Filha de Aroldo dos Santos França e Wainy Rubele França Penso, tem uma irmã, Wynia.


Residiu em Palmeira e aos 15 anos de idade teve seu primeiro emprego, no Fórum da cidade.


Fez faculdade de Letras - línguas portuguesa e inglesa - em Irati, onde lecionou no colégio florestal e na faculdade Unicentro.


Trabalhou no Colégio Agrícola em Palmeira como Secretária e professora de Educação Artística. Foi no Colégio Agrícola, em 1978, que conheceu Clóvis João Penso e em 1978 começaram a namorar.


Em 06 de abril de 1988 casaram, em Palmeira, e foram morar em Salto do Lontra.


Tiveram três filhas, Wendy, Woyglinde e Weglia.


Wanise trabalhou na Prefeitura Municipal de Salto do Lontra durante o mandato do prefeito João Maria de Liz.


Ainda em 1988 começou o trabalho para fundar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) com o nome da Escola Especializada Arco Iris, hoje Zilda Arns. Esteve à frente dos trâmites como parte da primeira diretoria. Foi diretora, presidente e professora da APAE.


Trabalhou ainda no Colégio Estadual Irmã Maria Margarida (Ensino Médio), e Escola Jorge de Lima (Ensino Fundamental), dentre outras escolas na área rural do município.


Aposentou-se em 2003, devido a problemas de saúde. Mas seguiu sempre nos projetos comunitários e em prol do próximo, tendo uma vida voltada para os outros. Um exemplo de mulher, de mãe e de esposa.


Antes de partir ainda apresentou seu último projeto para a vice-prefeita Sandra Ribeiro - a criação do museu de Salto do Lontra para guardar a história da cidade.


O velório de Wanise Rubele França Penso começou às 06h00 da manhã desta quinta-feira (30), na Capela Mortuária Cristo Vivo, de Salto do Lontra. Às 17h00 haverá celebração de corpo presente e após o sepultamento no Cemitério Municipal.



FONTE: Redação/Rádio Independência | FOTO: Arquivo familiar