A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra realizará a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O anúncio foi feito na terça-feira (18).

 

A responsável pela Secretaria de Saúde, Elaine Gonçalves, falou sobre a imunização do público infantil. “O Ministério da Saúde disponibilizou a vacina para as crianças de 5 a 11 anos. O estado do Paraná rapidamente fez a distribuição entre as regionais e, no último sábado, dia 15, nos deslocamos até a 8ª Regional de Francisco Beltrão para buscar o primeiro lote, com 70 doses da Pfizer, única aprovada até então para o uso pediátrico” comentou.

 

Segundo Elaine, “inicialmente receberão o imunizante crianças desta faixa etária - 5 a 11 anos - que possuam alguma deficiência permanente ou comorbidades. Vamos começar a aplicação nesta quinta-feira, dia 20, na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde do Bairro Colina Verde, a partir das 17h00” informou.

 

Elaine destacou a necessidade de agendamento para a aplicação. “Basta ligar no telefone 3538-1779, da Vigilância Epidemiológica. Naturalmente, a criança precisa comparecer ao local acompanhado dos pais ou responsáveis, que assinarão um Termo de Responsabilidade, autorizando a aplicação da vacina” frisou.

 

Elaine enfatiza que a prevenção deve continuar. “Reforçamos à toda população que continue seguindo as medidas contra a Covid-19, com o uso de máscara, higienização das mãos e ambientes e mantendo a vacinação contra o Coronavírus em dia. A pandemia não acabou, casos continuam sendo registrados em nosso município e, por isso, todos os cuidados são válidos. Contamos com a colaboração e compreensão da comunidade, para diminuir a propagação do vírus” e acrescentou “obrigado a todos os integrantes da equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, que desenvolvem diariamente seu trabalho com empenho e dedicação” finalizou.

 

A enfermeira e coordenadora de Epidemiologia, Luziane Spada, deu mais detalhes sobre os grupos prioritários que receberão inicialmente a vacina. “São aquelas crianças que possuem diabetes, doenças cardíacas ou crônicas, asma, síndromes, ou que tenham alguma deficiência permanente, física, motora ou mental. A princípio, serão estes os imunizados. Em todos os casos, é preciso comprovação médica” comentou.

 

De acordo Luziane, o horário das 17h00 foi escolhido para não coincidir com a vacinação das pessoas com 12 anos ou mais, que ocorre das 13h00 às 16h00. Trata-se de uma forma de evitar a exposição e contato das crianças com o público em geral, impedindo possíveis contaminações, sobretudo com o Coronavírus.

 

Luziane informou o procedimento que será adotado caso faltem doses para os grupos de risco. “Após esta etapa, se alguém ficar sem vacina, manteremos contato para assim que houver um novo lote, possa ser agendada a aplicação” disse.

 

Luziane explicou ainda como acontecerá a imunização do restante do público infantil. “Encerradas as vacinações dos grupos prioritários, as demais crianças serão chamadas respeitando a ordem decrescente de idade. Começando, desta forma, com aqueles que possuem 11 anos completos, depois 10 anos, e assim sucessivamente. Conforme as doses forem chegando, manteremos a população informada sobre as mudanças de faixa etária” finalizou.

 

Para todos aqueles que possuam 12 anos ou mais, a vacina contra Covid-19 (primeira dose, segunda dose e dose reforço) também está disponível na Sala de Vacina na Unidade Central do Bairro Colina Verde de segunda a sexta-feira no período da tarde das 13h00 às 16h00. O intervalo para dose de reforço é de 4 meses após a 2ª dose e o intervalo entre a 1ª e 2ª dose é de 21 dias.



FONTE | FOTO: Redação/Rádio Independência