Teve início nesta terça-feira (25), o Programa Startup PR Internacionaliza Brasil - Estônia. O primeiro evento foi realizado em Pato Branco, com as cinco startups da região sudoeste do Paraná selecionadas: Smartcon e Eyhe, de Pato Branco; BBA, de Francisco Beltrão; LeadFinder e Azagros, de Dois Vizinhos. A Estônia está localizada no norte europeu e é um celeiro de unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão).

 

O encontro foi realizado de forma híbrida, com as participações remotas do ministro conselheiro Paulo Roberto Palm (encarregado de Negócios na Embaixada do Brasil em Talin, capital da Estônia) e de Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae Paraná. Na reunião, foram apresentados a agenda de trabalho e os três mentores: Raphael Fassoni, cofundador do Estonia Hub e um dos idealizadores do programa; Ygor Moreira, também do Estonia Hub, mentor de marketing; e Eduardo Levenfeld, diretor do Bitperk, mentor de produto.

 

Julio Cezar Agostini explica que fomentar as startups do Estado é uma das principais iniciativas do Sebrae Paraná. Segundo o censo divulgado no final de 2020, há 1.434 startups paranaenses.

 

“Cinco startups do Sudoeste, mais amadurecidas, foram selecionadas em edital para processos de internacionalização. Editais como esse do Sudoeste são fundamentais para inserir pequenas empresas inovadoras paranaenses no mercado internacional”, frisa Julio.

 

O diretor de Operações do Sebrae Paraná ressalta ainda que, além de visar aprimoramento técnico, por meio de intercâmbio com ecossistemas de inovação mais desenvolvidos, o programa amplia as possibilidades de expansão dos negócios.

 

“O Sebrae, por sua vez, abre caminhos e disponibiliza suporte técnico às empresas para que tenham mais possibilidade de êxito”, completa Julio.

 

De Talin, capital da Estônia que fica no mar Báltico e é o centro cultural do país, o ministro conselheiro Paulo Roberto Palm relatou algumas experiências de sucesso realizadas nos últimos anos, como o programa Diplomacia da Inovação e as missões técnicas do Sebrae Paraná.

 

“O Brasil sempre foi um banco de talentos para eles [estonianos]. A Estônia era praticamente desconhecida do Brasil há cinco anos. Mas, a vocação inovadora fez do país o mais digital do mundo”, relata Paul. O ministro acrescenta que há uma comunidade de brasileiros trabalhando lá e que podem contribuir, de alguma forma, com as startups do programa.

 

Portas para a Europa
Raphael Fassoni, do Estonia Hub, adianta que o programa tem dois meses de duração, de forma remota, com 12 mentorias divididas em três temas: vendas; marketing; e desenvolvimento de produto. Ao final, a startup de melhor desempenho participará de uma missão técnica na Estônia, durante 20 dias, e abertura da empresa naquele país.

 

“Além de preparar as startups, serão mapeados quais os países com maior potencial de mercado para cada uma e o que precisa ser ajustado nos produtos. Além da Estônia, mercados da França, Espanha, Alemanha e Reino Unido, também serão analisados”, comenta Fassoni, que mora na Estônia.

 

Juliano Chiapin, um dos sócios da Smartcon, empresa de Pato Branco que desenvolveu a Smart School, ferramenta de comunicação e gestão educacional, espera saber mais sobre os caminhos para a internacionalização.

 

“O mercado nacional tem muito potencial para crescimento, mas a possibilidade de abrir fronteiras é muito interessante. Entendemos ter um produto maduro e a oportunidade de conhecer um novo mercado, em uma ação do Sebrae, parceiro sempre benéfico para nós”, comenta Juliano.

 

EUA e Europa
A BBA (Brazilian BioActives Extratos Naturais), de Francisco Beltrão, está em fase final para exportar o primeiro lote de um produto natural à base de arnica do mato para os Estados Unidos. Leonardo Garcia Velasquez, sócio da empresa, salienta que a Estônia é um país com relação muito próxima das startups.

 

“Essa relação com as empresas gera muito interesse. Participar do programa vai nos permitir conhecer melhor a realidade de lá e como o mercado europeu enxerga os bioativos de plantas medicinais e as perspectivas de futuro”, resume Leonardo.

 

Representantes das cinco startups selecionadas participaram da primeira ação do programa, em Pato Branco.



FONTE: Assessoria/Sebrae | FOTOS: Antônio Menegatti