Na quinta-feira (17), em duas ações distintas, Policiais Ambientais atuaram infratores ambientais decorrentes de crimes cometidos.

 

A primeira ação foi em São Jorge do Oeste, onde constatou dano em Area de Preservação Permanente, com desmate de floresta da mata Atlântica de 2000 metros quadrados, além de drenagem, canalização e supressão de nascente. Nesta situação foi aplicada multa de R$ 10 mil, e embargada a área, não podendo ser utilizada até a completa recomposição do ecossistema.

 

Outra ação foi em Nova Esperança do Sudoeste, onde houve em 2021 a supressão de 6300 metros quadrados de floresta da mata Atlântica, sendo que a fiscalização se destinava a fiscalizar se o infrator implementou alguma recuperação da área, verificando que não houve nenhuma e que ainda toda a área estava plantada de grãos. Nessa situação, como prevê a legislação ambiental, houve quebra de embargo, sendo apreendida toda a produção agrícola, a qual será doada, quando colhida e aplicada nova multa no valor de R$ 60 mil.


Além das penalidades administrativas os infratores responderão pelo crime ambiental praticado e também através de ações civis públicas, podendo haver novas multas pecuniárias imputadas pela justiça.



FONTE | FOTOS: PMPR