Assessoria - Nesta segunda-feira, 21 de abril de 2014, ocorreu na sede do 21º Batalhão de Polícia Militar, em Francisco Beltrão, a tradicional solenidade alusiva ao “Dia do Tiradentes”.
Tiradentes é tido como o Patrono das Polícias Militares, Civis e Científicas do Brasil. Sua figura de herói e mártir, bem como seus feitos, principalmente durante o advento da Inconfidência Mineira, interrelacionam-se com as histórias e os valores das polícias brasileiras.
A solenidade ocorrida no 21º Batalhão contou com a presença de diversas autoridades militares e civis. Compareceram no local representantes da Polícia Militar e da Polícia Científica, representantes do Poder Legislativo, representantes da Associação Comercial de Francisco Beltrão, representantes da ordem maçônica, membros da comunidade, além de outras autoridades.
Durante a cerimônia, as alunas Wink, Luma e Heindrickson, do Curso de Formação de Soldados 2014, homenagearam o patrono Tiradentes colocando uma coroa de flores abaixo do quadro com sua figura que ficou disposto em local de destaque.
A presente cerimônia, além de enaltecer a figura de Tiradentes e render-lhe as devidas homenagens por seu exemplo, bem como de seus feitos e valores morais e éticos, fortalece também os valores cívicos da comunidade e propicia uma oportunidade de interação entre esta e as autoridades do serviço público.