No Dia Mundial da Água, 22 de março, o deputado Reichembach utilizou o espaço da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná para falar sobre o tema, que impacta na vida de todas as pessoas diariamente.

 

De acordo com o deputado, apesar da realização de conferências nacionais e internacionais sobre a preservação do meio ambiente, os compromissos assumidos não surtem efeito prático. “Precisamos que este assunto esteja presente nas escolas, igrejas, empresas, para que a conscientização do consumo responsável de água vire um hábito de todos os cidadãos, só assim teremos resultados concretos na natureza”, afirma Reichembach.

 

Caminhões-pipa e poços artesianos
Procurado por prefeitos e lideranças do estado para viabilizar caminhões-pipa que levem água até as comunidades do interior do Paraná, com o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem, Reichembach ressalta que essa é uma medida emergencial. “Outra ação paliativa é abertura de poços artesianos, que em primeiro momento ajuda, mas se for feita de forma indiscriminada pode poluir nossos mananciais e gerar muitos prejuízos no futuro”, pondera.

 

Busca de soluções
Reichembach protocolou junto ao governo do estado e à Secretaria de Agricultura (SEAB), um requerimento solicitando a elaboração de um programa bem estruturado de recuperação de fontes, fortalecimento da mata ciliar e preservação de nascentes no Paraná. "Acredito que um projeto desenvolvido pela SEAB em parceria com o IDR e as administrações municipais trará grandes benefícios a todos", ressalta o deputado, que já entrou em contato com o secretário Norberto Ortigara e com o diretor-presidente do IDR, Natalino Avance de Souza, para tratar do tema.

 

Reichembach também irá tratar do assunto com o governador Ratinho Junior e sugerir que a pauta esteja no plano de governo para a próxima eleição.



FONTE: Assessoria/Wilmar Reichembach | FOTO: Alep