A partir de quarta-feira, dia 30, começará a ser aplicado fumacê em Salto do Lontra. De acordo com a Coordenadoria de Endemias do Município, a aplicação ocorrerá das 4h às 8h e das 18h às 22h em todo o perímetro urbano. Se não for possível passar em toda a cidade, no dia seguinte haverá continuidade na aplicação, nos mesmos horários.

 

Conforme o coordenador de Endemias, Everton Bandeira, “esta é mais uma ação que estaremos realizando no combate à dengue em nosso município, já que nos últimos dias estamos tendo um grande número de casos positivos da doença. A aplicação do fumacê será feita em toda a cidade e deverá ocorrer durante sete vezes no período de 23 dias, porém, em caso de condições climáticas desfavoráveis, como chuva, garoa, neblina e ventos acima de seis quilômetros por hora, dentre outras, não ocorrerá a aplicação e será transferida para o dia seguinte” e orientou “pedimos aos moradores que deixem portas e janelas das residências abertas para que o inseticida possa agir também nos mosquitos que estiverem dentro das casas, orientamos que idosos e crianças permaneçam dentro das residências por no mínimo 30 minutos no momento e após a aplicação em que o fumacê estiver sendo aplicado, os moradores que por ventura tenham caixas de abelha, mirim, pássaros, cães, gatos ou outros animais de pequeno porte os protejam no momento em que estiver sendo feita a aplicação e em seguida façam a troca da água e da alimentação do animal, também protejam seus veículos e se necessário façam a limpeza na sequência” explicou.

 

Bandeira reforçou também o pedido para que a população ajude no combate ao mosquito transmissor. “Estamos com toda nossa equipe empenhada, realizando várias ações, agora teremos também a equipe da 8ª Regional que virá fazer a aplicação do fumacê, mas pedimos novamente aos munícipes que também nos ajudem, façam a limpeza de suas residências, seus terrenos, principalmente cisternas, calhas, eliminem todo e qualquer tipo de material que possa acumular água, coloquem em sacos plásticos e deixem em frente as suas residências que estaremos recolhendo e dando a destinação correta. A luta contra a dengue depende de todos” finalizou.

 

A Secretaria de Saúde de Salto do Lontra também orienta a população que em caso de algum sintoma relacionado à dengue, procure imediatamente atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima de casa.

 

Os principais sintomas são:

 

- Febre alta com início súbito;

- Dor de cabeça;

- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles;

- Perda do paladar e apetite;

- Náuseas e vômitos;

- Tonturas;

- Extremo cansaço;

- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores;

- Moleza e dor no corpo;

- Muitas dores nos ossos e articulações.

 

Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelo telefone 3538-2422.

 

Foto/Legenda: O coordenador de combate a Endemias, Everton Bandeira.



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra