Neste início de semana, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) realiza o curso “eSocial Órgãos Públicos - Gestão e Funcionamento”, sobre a implantação das duas últimas fases da plataforma eSocial, do governo federal, que irá unificar os dados referentes às obrigações trabalhistas e previdenciárias de servidores estatutários e celetistas das prefeituras a partir do próximo dia 22 de abril.

 

“Cabe lembrar que, a arrecadação da Receita Federal via eSocial só terá início em julho. Então, a partir de agora até junho as Prefeituras deverão realizar apenas a transmissão da informação da folha de pagamento, ainda com o recolhimento de tributos através da emissão da guia de recolhimento. Para, a partir de julho, esse recolhimento também ser efetuado via eSocial”, explicou o professor Eraldo Consorte, que ministra o curso para servidores dos municípios.

 

Ainda segundo o professor, a nova versão do eSocial, denominada de 1.0, reduziu entre 40 e 50% o excesso de informações a serem transmitidas pelos órgãos públicos. Algo que confere simplificação e maior agilidade ao sistema.

 

Eraldo Consorte comentou, ainda, sobre algumas novidades na área de tributação que devem ser lançadas ainda este ano pelo governo federal. Como, por exemplo, o FGTS Digital, que será vinculado à plataforma eSocial. E, no Imposto de Renda, a declaração por parte da fonte pagadora de trabalhadores das iniciativas pública e privada passará a ser mensal ao invés de anual.



FONTE | FOTOS: Assessoria/Amsop