Desde o início de fevereiro Salto do Lontra já registra 676 casos confirmados de dengue. Desse total, 644 pacientes são considerados curados da doença e os demais, ou seja, 32 ainda estão em recuperação. Há ainda um caso em investigação e 47 pessoas testaram negativo. Portanto, já são 724 notificações da doença de acordo com dados repassados na tarde de terça-feira, 19, pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Dentre as ações de combate ao mosquito transmissor, está sendo feita a aplicação de fumacê na cidade. De acordo com a Coordenadoria de Endemias deverão ser feitas de cinco a sete aplicações em um intervalo de poucos dias.

 

No início desta semana também está sendo realizado mutirão de limpeza em toda a cidade com coleta e destinação correta de materiais que possam acumular água.

 

O coordenador de combate a Endemias, Everton Bandeira, lembrou que a luta contra a dengue depende de todos. “Pedimos que cada morador faça a limpeza de suas residências, seus terrenos, principalmente cisternas, calhas, eliminem todo e qualquer tipo de material que possa acumular água. É hora de unirmos forças para vencermos a doença” disse.

 

A Secretaria de Saúde também orienta a população que em caso de algum sintoma relacionado à dengue, procure imediatamente atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima de casa.

 

Os principais sintomas são:

 

- Febre alta com início súbito;

- Dor de cabeça;

- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles;

- Perda do paladar e apetite;

- Náuseas e vômitos;

- Tonturas;

- Extremo cansaço;

- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores;

- Moleza e dor no corpo;

- Muitas dores nos ossos e articulações.

 

Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato pelos telefones 3538-1779 ou 3538-2422.

 

Foto/Legenda: O coordenador de combate a Endemias de Salto do Lontra, Everton Bandeira.



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra