Salto do Lontra aplicou mais de 300 doses sábado (11), no Dia D de Vacinação. A campanha foi realizada com o objetivo de atualizar a carteirinha da população em geral, seja nas estratégias de rotina ou nas campanhas vigentes do Ministério da Saúde (Covid-19, Influenza e sarampo).

 

A vacinação ocorreu o dia todo na Sala de Vacina - na Unidade Central de Saúde no Bairro Colina Verde.

 

De acordo com a enfermeira e coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Luziane Spada “apesar do frio tivemos até que uma boa procura da população neste dia D de vacinação. Aplicamos em torno de 315 doses de vacinas da influenza, do sarampo, da covid, além das de rotina como febre amarela, tétano, hepatite, entre outras” e acrescentou “lembramos que a vacinação contra a influenza continua até que tivemos doses disponíveis. Podem se vacinar todas as pessoas a partir de seis meses de idade acima, ou seja, agora está aberta a toda a população. Quanto a vacinação do sarampo, esta é para crianças de seis meses a menores de cinco anos e profissionais da saúde. Nesse caso o prazo vai até sexta-feira, dia 24 de junho. Reforçamos também que a vacinação contra a Covid continua diariamente, de segunda a sexta-feira, na sala de vacina” disse.

 

Luziane reforçou a importância de manter a carteira de vacinação em dia. “Orientamos novamente os munícipes que tirem um tempinho e se dirijam até a sala de vacina munidos da carteirinha de vacinação e também da carteirinha da covid para que nossa equipe possa conferir e caso tenha alguma vacina em atraso já possa ser aplicada” finalizou.

 

Vacinação da Covid

A vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada diariamente. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h na sala de vacina na Unidade Central de Saúde, no Bairro Colina Verde.

 

Pessoas de 12 a 49 anos de idade já podem tomar inclusive a dose de reforço, mas desde que faça no mínimo quatro meses da última dose do esquema vacinal primário.

 

No caso das pessoas de 50 anos de idade acima, já está disponível, inclusive, a quarta dose, mas desde que faça no mínimo quatro meses que tenham tomado a terceira dose ou dose de reforço.

 

No caso das crianças de 5 a 11 anos de idade, as vacinas estão sendo realizadas às sextas-feiras, o dia todo, também na sala de vacina.

 

Em caso de dúvida ou para mais informações, entre em contato pelo telefone 3538-1779.



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra