Tradicionalmente, durante a realização de festa caipira no feriado de Corpus Christi, em Francisco Beltrão, a Polícia Militar busca realizar atividades operacionais para coibir ilícitos e principalmente a manutenção da ordem pública e preservação vida.

 

Diferente das últimas edições em que a festa ocorria no perímetro urbano, este ano foi realizada em uma propriedade rural. Neste sentido, a dinâmica do policiamento ostensivo foi um pouco diferente, contudo, mantiveram-se expressivos resultados, especialmente quanto à embriaguez e tráfico de entorpecentes. Houve também registros de furtos, vias de fatos, rixas e lesões corporais dos quais, em maioria, por serem crimes condicionados à iniciativas das partes, acabaram preenchidos pelos meios eletrônicos ou diretamente na delegacia.

 

Quanto aos resultados da operação ostensiva da Polícia Militar, foram contabilizadas as seguintes ocorrências:

 

- 20 veículos recolhidos ao pátio;
- 25 autos de infrações de trânsito (maioria por embriaguez);
- 29 testes com etilômetro realizados;
- 1 crime de embriaguez ao volante (medição etilômetro superior à 0,33mg/l);
- 1 uma pessoa presa;
- 134 condutores/passageiros abordados;
- 1 Flagrante por tráfico de drogas.

 

Capitão Anderson Frossard, comandante da 1ª Companhia do 21º BPM, relatou que “por se tratar de um evento particular, a responsabilidade pela segurança do evento são dos idealizadores, contudo, a PM intensifica o policiamento no entorno para que a ordem seja mantida e ilicitudes sejam coibidas, pois refletem diretamente na comunidade”. Ainda explicou que, neste ano, grande parte dos frequentadores, “percebendo a operação policial, optaram pelo uso de transporte solidário ou por meio de aplicativos, isso reduziu as ocorrências de flagrância embriaguez, bem como as apreensões de veículos” esse resultado, segundo o oficial, também favoreceu a preservação da vida, que era justamente o objetivo da corporação, “o foco da Polícia Militar não é a prisão, autuação ou a maximização dos índices de ocorrências, mas sim, a redução dos resultados, das mortes e prejuízos. Esses dados preventivos não temos como mensurar, mas estamos convictos que os objetivos foram atingidos!”, destacou.

 

Outro foco da operação, segundo Capitão Anderson, foi coibir o tráfico de entorpecentes com um grande aparato policial, incluindo equipes especializadas com cães de faro, “durante a saída da festa, destacou-se um flagrante de tráfico com uma apreensão de drogas em grande quantidade e variedade de substâncias entorpecentes”. Da ocorrência que iniciou durante as rotineiras abordagens de veículos, um condutor tentou se evadir, acabou interceptado e com ele foram encontrados:

 

- 19 invólucros de MDMA;
- 42 pontos de LSD;
- 2 invólucros de maconha;
- 3 invólucros de cocaína;
- 2 balanças de precisão; e
- R$ 906,00 em espécie.

 

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!



FONTE | FOTOS: PMPR