O município de Salto do Lontra foi sede nesta quinta-feira, 23, do 4º Seminário Regional de Apicultura do Sudoeste do Paraná. Um grande número de produtores de toda região, autoridades, representantes de entidades, entre outros, estiveram presentes no Centro de Eventos.

 

A programação começou às 08h30 com café da manhã e inscrições. Em seguida abertura com a presença de autoridades, e posteriormente palestras que se estenderam também durante a tarde. O almoço foi serviço no CTG Chaleira Preta.

 

A realização foi do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR - Regional Dois Vizinhos), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Prefeitura Municipal, Associação Lontrense de Apicultores e Meliponicultores (Alamel) e Associação de Apicultores do Sudoeste do Paraná (Aspar), contando com apoio de vários parceiros como Sistema Faep, Senar, UTFPR, Adapar, Sebrae, Sindicato Rural e Cresol.

 

O prefeito Fernando Cadore destacou a importância deste seminário e disse que o município sempre será parceiro destas iniciativas que buscam trazer conhecimento, informação, qualificação aos produtores, melhorando a qualidade de vida e renda das famílias.

 

O vereador Jucélio Xavier Alves (Vermelho) representou a base do deputado federal Nelsi Maria (Vermelho) no evento e disse que Salto do Lontra está de parabéns por sediar um seminário regional com a participação de inúmeros produtores. Na oportunidade ele também anunciou a viabilização de mais de R$ 100 mil reais através do gabinete do deputado Vermelho para a Alamel.

 

O técnico do IDR-PR de Salto do Lontra, Eder Frozza, falou em nome da comissão organizadora do evento. Ele agradeceu aos parceiros, a todos que contribuíram para a realização deste seminário e disse que o objetivo é trazer conhecimento, informações qualificadas para auxiliar no desenvolvimento da produção de mel buscando cada vez mais uma maior produtividade aliada a qualidade do produto.

 

Na abertura do evento também estiveram presentes o gerente regional do IDR-PR de Dois Vizinhos, Arnildo Sganzerla, chefe regional da Seab de Dois Vizinhos, Alexandre Bianchini, Diretor do Departamento de Agricultura de Salto do Lontra, José Cole, Supervisor Regional do Senar, Eduardo Marcante e Presidentes de Associações de Agricultores, Valdecir Toseto (Aspar - Sudoeste), Valdomiro Paulichen (Alamel de Salto do Lontra) e Cleiton Lagemann (Apic de Capanema). Outras autoridades, lideranças e representantes de entidades também marcaram presença no seminário.

 

Palestras

O Seminário teve quatro palestras.

 

- Wagner Grazziero – Consultor do Sebrae e Apicultor falou sobre “apicultura – sustentabilidade e missão de vida” e “mercado e comercialização de mel”.

- Joel Schimidt – Instrutor do Senar falou sobre “manejo pré safra para alta produção”.

- Luiza Coutinho Costa – Fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar abordou o tema “o cadastro do apicultor na Adapar”.

- E Talita Ines Tonini fechou com a palestra intitulada “fiscalização de deriva de agrotóxicos, proteção de abelhas e culturas sensíveis”.

 

Foto Destaque/Legenda: Prefeito Fernando Cadore na abertura do 4º Seminário Regional de Apicultura em Salto do Lontra.



FONTE | FOTOS: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra