O mercado de trabalho arrefeu um pouco em maio, mas continua aquecido nos principais municípios da região. É o que mostram os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho. Em maio, foram 740 novas vagas nos 42 municípios da região; no ano já são 5.007 e nos últimos doze meses 7.995.

 

Uma tendência observada nesta última divulgação é o saldo negativo em alguns municípios menores, quando as demissões do mês superam as contratações. Foram 14 cidades com indicadores desfavoráveis, mas quando são avaliados os resultados do ano e dos últimos 12 meses essa proporção diminui. Quem mais perdeu empregos em maio foi Palmas, com 235 vagas fechadas.

 

A maior geração de novos postos de trabalho foi em Francisco Beltrão, com 224 pessoas inseridas no mercado. Em seguida vem Pato Branco, com 216, e Marmeleiro, que criou 102 novas vagas.

 

Serviços lidera

Neste ano, o setor que mais contratou em Francisco Beltrão foi o de serviços (691), seguido pela indústria (467), comércio (162), construção civil (72) e agropecuária (36).

 

Confira a geração de empregos por município na imagem da galeria.

 

Foto/Legenda: Depois de serviços, comércio e indústria, a construção civil foi o quarto setor que mais gerou empregos este ano em Beltrão: 72 novas vagas.



FONTE: Jornal de Beltrão | FOTO: Leandro Czerniaski/Jornal de Beltrão