Começa nesta segunda-feira, 8 de agosto, e segue até 9 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de 1 a menores de 5 anos, ou seja, de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Simultaneamente, acontecerá também a Multivacinação para Atualização da Caderneta de menores de 15 anos de idade.

 

O Dia D de mobilização deverá ocorrer no sábado, 20 de agosto.

 

A enfermeira e coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, Luziane Spada, pede aos pais ou responsáveis que levem seus filhos para se vacinar. “A imunização contra a poliomielite é muito importante, pois trata-se de uma doença contagiosa, que está erradicada em nosso país, e por isso, precisamos continuar vacinando nossas crianças para permanecermos nesta condição de erradicação. Além disso, a campanha também será focada na atualização da carteira de vacinação das crianças e adolescentes de 15 anos de idade abaixo, ou seja, oportunidade de deixar o calendário vacinal em dia, inclusive com as doses da Covid-19 e outras que se fizerem necessárias” destacou.

 

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção.

 

Já a multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, conforme calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Dessa forma, são disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e Covid-19, entre outras.

 

Horário de atendimento estendido

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou o horário de funcionamento na Sala de Vacina. Até no próximo dia 19 de agosto o atendimento é das 7h às 19h, ininterruptamente, ou seja, sem intervalo para o almoço.

 

De acordo com Luziane Spada, o objetivo é fazer com que a população tenha mais tempo para se vacinar, principalmente no caso das pessoas que trabalham e com isso poderão ir após o horário de expediente até a sala de vacina.

 

Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato pelos telefones 3538-1120 ou 3538-1523.

 

Foto/Legenda: A enfermeira coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, Luziane Spada.



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra