Assessoria - Nos dias 15 a 17 de outubro, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, foi realizada o 2º Encontro Acadêmico de Física (EFISREAL). O evento contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, dentre elas acadêmicos, professores da UFFS, alunos e professores da educação básica, em especial de Colégios Estaduais de Realeza, Santa Izabel do Oeste e Capanema. O encontro foi organizado pelo Centro Acadêmico de Física, em parceria com a coordenação de curso e PIBID-Física.
O palestrante da primeira noite, perito criminal da Polícia Científica do Paraná, Rodrigo Guerra, ministrou palestra sobre Física Forense. Durante a exposição, mostrou uma possibilidade de aplicação da Física na área forense e outra opção de carreira para os acadêmicos do curso. Além disso, ocorreu a apresentação de trabalhos, envolvendo ensino, pesquisa e extensão na forma de pôsteres.
No dia 16 de outubro, as atividades iniciaram à tarde com a realização de um minicurso sobre linguagem computacional LaTeX, ministrado pelo professor Jair Wyzykowski, em paralelo com a oficina “Física dos Instrumentos Musicais”, oferecida pela professora Danielle Nicolodelli Tenfen. À noite, foi realizada a palestra sobre Física Médica, ministrado pelo físico Enio Honda. Atualmente trabalhando no Hospital do Câncer de Cascavel UOPECAN, o palestrante trouxe um pouco de sua experiência na área de radioterapia, além de apresentar outras especialidades dentro da física médica. Ao final, o coordenador do curso, professor Eduardo de Almeida, mediou discussões sobre a auto avaliação do curso de Física.
No terceiro dia do evento, dia 17 de outubro, foi realizado um minicurso sobre “Física Computacional”, ministrado pelo professor Wagner Tenfen, além de uma oficina sobre “Construção de Relógios Solares”, oferecida pelo professor Eduardo de Almeida, ambas realizadas no período da tarde.
Na noite do encerramento, foi realizada a oficina intitulada “A Mágica na Física” ministrada pelo professor da Unicentro, Rodrigo Bastos. Nela todos os participantes tiveram a oportunidade de aprender como aplicar alguns conceitos físicos de uma forma lúdica a partir da mágica, os quais podem ser utilizados em escolas pelos professores visando despertar o interesse dos estudantes pela física. Todos os participantes receberam um “kit de mágica” contendo materiais para aprenderem alguns truques.
A finalização do evento foi marcada por uma competição de aviões de papel, sendo o critério de premiação o maior tempo de vôo. Os premiados foram: 1º lugar Felipe Burille (estudante do curso de Física), 2º lugar Clóvis Caetano (docente do campus) e 3º lugar Renato Peres (estudante do curso de Física).

Com informações da coordenação de curso

Foto: Perito criminal, Rodrigo Guerra, foi um dos palestrantes e abordou a Física Forense/ Divulgação