AEN - Nos primeiros três meses de 2014, mais de 92,4 mil pessoas conquistaram a primeira habilitação no Paraná. O número representa aumento de 11,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram emitidas 82.982 Permissões para Dirigir, válidas durante o primeiro ano da CNH. Hoje o Estado já soma 4.640.626 motoristas habilitados.
“O Detran tem investido para fazer o processo de primeira habilitação cada vez melhor. As questões do exame teórico foram revisadas e hoje o aluno sai da prova com o gabarito. No exame médico e psicológico, mudamos a ordem dos testes e aumentamos o rigor com as clínicas credenciadas. Também aumentamos o número de exames práticos e reduzimos a espera dos candidatos”, explica o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.
TRIMESTRE - Do total de motoristas que se tornaram habilitados no Paraná de janeiro a março deste ano, 48.990 são homens e 43.491 são mulheres. Com relação à idade, a procura pela primeira CNH por pessoas com 18 anos é maior entre motoristas do sexo masculino do que os do sexo feminino. A quantidade de mulheres que tiraram a primeira CNH com 19 anos é de apenas 3,8% menor em relação àquelas que buscaram a habilitação ao completar 18.
No primeiro trimestre de 2013, a diferença na quantidade de homens que tiraram a habilitação com 18 anos, para os que tiraram com 19, chegou a 93,3%. Já neste último trimestre a diferença caiu para 65,9%. Os dados apontam que a CNH é procurada pela maioria dos homens logo que atinge a maioridade, diferente do que ocorrem com as mulheres, que esperam para tirar a habilitação até os 20 anos, em sua maioria.
Com relação à categoria do veículo em que o condutor é habilitado, o número de permissões para dirigir carros aumentou 14,6% do primeiro trimestre do ano passado para 2014. Já na categoria A– que contempla motocicletas – a diferença foi de apenas 1% de um trimestre para o outro.
PRIMEIRA HABILITAÇÃO - O processo de habilitação pode ser iniciado pelo candidato junto ao Detran em uma das 101 unidades de atendimento em todo Estado, as Ciretrans. O candidato deve fazer o cadastro de impressão digital e foto, após a confirmação do pagamento da guia. Em seguida, ele deve realizar os Exames de Aptidão Física e Mental (Exame Médico) e Avaliação Psicológica ou Avaliação Psicológica EAR.
Ao ser considerado apto nos exames, o usuário deverá dirigir-se a um Centro de Formação de Condutores de sua preferência e realizar o Curso Teórico Técnico, com carga horária mínima de 45 horas/aula. Cumprida esta etapa, o candidato passa pela prova teórica, em data marcada pelo próprio Centro de Formação de Condutores.
Ao ser aprovado, ele realiza o curso prático de direção veicular de, no mínimo, 20 horas/aula. Em seguida, ao cumprir todas as aulas já pode solicitar ao CFC a prova prática de direção veicular. Se aprovado, o candidato recebe em casa a Permissão para Dirigir (PPD), com validade de um ano.