Estudantes e professores da rede estadual de ensino do Paraná foram premiados nesta semana, durante o 27º Concurso Agrinho, promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR.

 

Além dos tradicionais concursos de desenho e redação (para alunos das redes pública e privada), a premiação também contou com as categorias de Robótica, Programação e Redação Paraná, voltadas aos estudantes da rede estadual e promovidas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).

 

O tema desta edição do concurso foi “Sustentabilidade Ambiental” - as redações e projetos de robótica e de programação premiados tratam de problemas e soluções voltados ao meio ambiente.

 

O Redação Agrinho distribuiu smartphones como prêmio para os estudantes com as melhores redações de cada série e de cada Núcleo Regional de Educação (NRE), e seus respectivos professores. Além disso, foram entregues certificados. A solenidade aconteceu em Curitiba.

 

Em Salto do Lontra, três alunos da Escola Estadual Jorge de Lima foram premiados com o 1º lugar, dois deles na categoria “Conto”:

 

- Do 6° ano, a aluna Rafaela Blasius Goulart, orientada pela professora Celoni Silveira Muller; e

- Do 7° ano, Miguel Pacheco Favero, auxiliado pela professora Cleonice Dallastra.

 

E ainda, no concurso “Agrinho Programação”, Matheus Gomes, com o apoio do professor Edson Bocalon.

 

A Escola Estadual do Bairro Itaipu também teve um representante na capital do estado. Trata-se do aluno José Francisco Mazutti, do 8° ano A, que recebeu o 1º lugar na categoria “Artigo de Opinião”, tendo seu trabalho orientado pela professora Tatiane Galvan.

 

Também há alunos de Salto do Lontra que alcançaram a segunda e terceira colocações, na Escola Estadual da Sede da Luz e no Colégio Estadual Irmã Maria Margarida. Nestes casos, a premiação será entregue no Núcleo Regional de Educação em Dois Vizinhos, em data a ser agendada.

 

Além de Dois Vizinhos o Núcleo Regional é formado pelos municípios de Salto do Lontra, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, São Jorge do Oeste, Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu.

 

O Programa Agrinho existe há 27 anos em parceria com o governo do estado. O concurso faz parte do programa, que também envolve a disponibilização de materiais didáticos e capacitação de professores.

 

*Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

 

Foto/Legenda: Alunos e professores da Escola Estadual Jorge de Lima premiados em Curitiba juntamente com o chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, Dirsio Ferreira da Silva.



FONTE: Redação/Rádio Independência