Na noite desta segunda-feira, 21 de novembro, os vereadores de Salto do Lontra realizaram a entrega de Moção de Aplauso ao Policial Militar Cabo Castro.

 

Homenagem na íntegra

Os vereadores da Câmara Municipal de Salto do Lontra, Estado do Paraná, aprovaram por unanimidade de votos a Moção de Aplauso Nº. 001/2022, ao Policial Militar Senhor Cabo da Polícia Militar: José Dias de Castro Junior, pelos excelentes serviços prestados em prol do Município de Salto do Lontra, na Sessões da Câmara Municipal do dia 4 de novembro de 2022.

 

Justificativa

José Dias de Castro Junior
Nascido aos 26 dias do mês de março de 1986 na cidade de Pato Branco-PR, brasileiro, cristão, colorado, filho de José Dias de Castro e Carmens Lucia Porto de Castro, e irmão de Juliana Dias de Castro.

 

Passou sua infância na Vila Salto Osório na cidade de Quedas do Iguaçu e também na própria Cidade. Já na adolescência mudou-se para a Cidade de Dois Vizinhos onde continuou seus estudos e teve sua primeira experiência na gestão de pessoas e na ajuda ao próximo. Foi fundador e primeiro presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual José de Anchieta, onde era chamado de Zézinho, depois dos discursos de campanha, uma analogia dos seus eleitores da chapa do Grêmio com então prefeito da cidade que era conhecido como Zézinho.

 

Na fé sempre foi temente a Deus, fazendo parte de grupos de jovens da Igreja, e como todos que convivem com o Cabo Júnior Castro sabem, em sua fala naturalmente lembra Deus e tem costume de orar, seja pelo alimento, pelas pessoas necessitadas, além de ter um coração voluntarioso é fiel dizimista.


Na sua vida pessoal gosta de futebol, do seu Internacional, gosta de treinar, ouvir música, gosta de cozinhar e acha que é o masterchef. Embora tenha uma fala doce e calma com grande habilidade de resolver conflitos, fisicamente sempre é elétrico ao ponto que sempre é questionado se está ansioso e/ou se está tremendo.

 

Bacharel em Direito pela Unisep de Dois Vizinhos, ingressou nas fileiras da gloriosa Policia Militar do Paraná em 02 de julho de 2010 como Soldado. Foi promovido a Cabo em dezembro de 2021 e veio a assumir em meados do mês de junho de 2022 o Comando do 3º Pelotão da Policia Militar com sede em Salto do Lontra, abrangendo Nova Esperança do Sudoeste e Nova Prata do Iguaçu, até dia 31 de outubro deste ano.

 

Quando assumiu o Comando de Salto do Lontra sempre deixou claro que foi enviado para cumprir a missão e que seria temporário, e que tal missão obrigava a mudar seus planos pessoais a curto e médio prazo, mesmo assim, nunca foi visto desinteressado com o trabalho, ao contrário, sempre disposto, solicito e por vezes incentivava outros órgãos a se envolver em diversas situações proativas ao bem maior. Ainda relatos de seus colegas e subordinados, que o mesmo tinha hora para chegar, mas nunca para sair.

 

Ficou conhecido especialmente na cidade de Salto do Lontra onde além de realizar com louvor e eficiência seu trabalho de Policial Militar e Comandante, atuou de forma ativa e participativa com projetos além da Instituição Militar, onde encurtou os laços com outras Instituições, bem como, a comunidade de modo geral, trazendo uma relação de parceria multidisciplinar ímpar e de extrema importância para o dia a dia da segurança pública e do trato de diversas necessidades da população. Exemplo que deve ser seguido e copiado por todos os gestores e líderes das áreas do nosso município.

 

Destacamos que durante o período em que esteve no Comando do Pelotão teve grande destaque em seu trabalho, como a prisão do feminicida com escolta da guarda das vítimas, prisão dos meliantes que assaltaram e amarraram uma família no interior do Município e ainda o que cometeu roubo em uma joalheria.

 

Entre seus feitos promoveu também eventos de prevenção em parceria com as secretarias do município, entre eles, o “Agosto Lilás” e participou da criação do protocolo “Todos por Elas”, na busca de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Praticou ativamente em demais eventos preventivos ministrando palestras e falas educativas voltadas a todos os públicos, inclusive nas Igrejas, durante cultos e missas.

 

Por fim, podemos afirmar que o Sr. José Dias de Castro Junior se mostrou próximo da população, a qual conseguia se sentir segura sobre a proteção da Polícia por ele comandado.



FONTE | FOTOS: Assessoria/Câmara Municipal de Vereadores de Salto do Lontra