Comemorado em todo o Brasil no dia 6 de dezembro, o Dia do Extensionista Rural foi criado em 1948, ano que registra a criação da primeira instituição de extensão rural no Brasil. A data celebra, homenageia e reconhece o extensionista como um importante agente de mudanças e ações que buscam o bem-estar social, a geração de renda no campo e o desenvolvimento rural sustentável.

 

Em Salto do Lontra, o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) conta com o corpo técnico de três extensionistas rurais que trabalham para garantir o fortalecimento e crescimento da produção agrícola.

 

O técnico em agropecuária, Matheus Ribeiro, explica sobre a importância do extensionista para os produtores rurais. “O extensionista faz a ponte entre a pesquisa e o produtor rural, o pesquisador às vezes tem uma linguagem e uma metodologia que é difícil do produtor entender, e nós como extensionistas passamos o conhecimento de uma forma mais simples para conseguirmos desenvolver um bom trabalho na propriedade”, afirmou.



FONTE: Redação/Rádio Independência | FOTO: Arquivo/IDR-PR