Assessoria - A licenciatura é o tema do 2º Seminário Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O evento realizado quinta-feira (30), envolveu a participação de coordenadores, colaboradores, supervisores e bolsistas dos cinco subprojetos Pibid do Campus Realeza.
Na abertura do evento, foi feita uma conferência com a professora JulianaPedreschi Rodrigues (USP), que abordou o tema “Problem Based Learning (PBL)”, ou seja, “Aprendizado Baseado em Problemas”. O PBL é um método pedagógico centrado no aluno. Este é confrontado com problemas contextualizados, devendo encontrar soluções significativas. Muitas vezes o trabalho é feito em grupo, o que permite desenvolver o pensamento crítico dos alunos e construir, em conjunto, soluções mais criativas.
À tarde, houve uma exposição sobre as atividades desenvolvidas, além de uma roda de conversa com bolsistas e supervisores dos subprojetos. “Esse é um evento institucional, que faz parte das ações do Pibid. A atividade busca integrar os cinco subprojetos, para que haja essa troca de experiências, buscando verificar o que está funcionando nos outros subprojetos e o que pode ser incorporado aos demais”, explica o coordenador do subprojeto de Letras, professor Saulo Gomes Thimoteo, também integrando a organização do evento.
Pibid e o Campus Realeza
O Campus Realeza desenvolve cinco subprojetos, sendo um na área de Letras: Português e outros quatro na área das Ciências: um em Ciências Biológicas, um em Química, um em Física e um projeto interdisciplinar em Ciências da Natureza. Os subprojetos contam com a participação de 60 bolsistas.
São parceiros as seguintes instituições de ensino Colégio Estadual Doze de Novembro, Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, Colégio Estadual João Paulo II, Colégio Estadual de Flor da Serra, todos de Realeza. Em Santa Izabel do Oeste, o Colégio Estadual Guilherme de Almeida e, em Capanema, o Colégio Estadual Rocha Pombo.

Legenda: 7: O evento envolveu participantes dos cinco subprojetos Pibid do Campus Realeza/ UFFS/Ariel Tavares.