Prefeitos da Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) se reuniram, na última sexta-feira, 28/04, para tratar de ações de conscientização e combate ao mosquito aedes aegypti na região.
De acordo com dados divulgados pela 8ª Regional de Saúde (Francisco Beltrão), já foram registrados dois óbitos por dengue na área de abrangência de 27 municípios da 8ª Regional. Além de um aumento nos casos da doença e registro de casos de chikungunya.
“É muito importante que os prefeitos utilizem toda a estrutura possível das prefeituras, seja em recursos humanos ou materiais, para ampliar a fiscalização contra criadouros do mosquito da dengue”, destacou o presidente da Comissão de Saúde da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto.
O prefeito ressaltou, também, que os agentes comunitários de saúde podem colaborar nessa fiscalização juntamente com os agentes de combate às endemias, conforme prevê a Lei 13.595/2018, do governo federal.
Na ocasião, as chefes das 7ª e 8ª Regionais de Saúde, Márcia de Carvalho e Nádia Zanella, respectivamente, também alertaram que, mesmo nessa época do ano, com a chegada do frio, os cuidados devem ser mantidos. Pois, o ciclo reprodutor do mosquito continua.
Ainda conforme as gestoras em saúde, não deixar água parada e não acumular entulho, realizar a limpeza periódica de piscinas e substituir a terra por areia em vasos de plantas continuam sendo as ações mais eficazes contra a proliferação do aedes aegypti.
Também participaram da reunião, os prefeitos Edson Cenci (Chopinzinho) e Luiz Carlos Boni (Planalto), além de gestores das secretarias municipais da Saúde.
FONTE | FOTO: Assessoria/Amsop