O líder do governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), anunciou que o governo do Paraná vai assumir o modelo cívico-militar nas 12 escolas que hoje são de responsabilidade das Forças Armadas no estado e que terão a modalidade encerrada pelo governo federal.

 

O parlamentar conversou sobre o tema pela manhã com o governador Ratinho Júnior (PSD) e com o secretário Roni Miranda (Educação), ressaltando que esse sistema está consolidado em 196 colégios em todo o estado e que 80% deles aumentaram a nota na última avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

“A aceitação e a procura por esses colégios têm sido enormes, tanto que já há a intenção de aumentar o número de instituições. Portanto, nada mais natural que o Estado assuma essas 12 escolas que terão a modalidade encerrada pela União, até para que os alunos não sofram qualquer prejuízo educacional”, afirmou Bakri.

 

Atualmente, das 2.109 escolas estaduais do Paraná, 196 são cívico-militares via PM — duas delas em Francisco Beltrão, Colégio Beatriz Biavatti (Vila Nova) e Colégio Vicente de Carli (São Miguel) — e 12 via Forças Armadas (nos municípios de Colombo, Lapa, Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Rolândia e Ponta Grossa).



FONTE: Jornal de Beltrão |FOTO: Silvio Turra/Seed-PR