Iniciou nesta segunda-feira, 21, a Operação Shamar (palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”). A operação visa coibir as várias formas de violência contra a mulher e é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, abrangendo todos os Estados e o Distrito Federal. A ação nacional conta com o apoio do Ministério das Mulheres e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais.

 

A operação ocorre até o dia 15 de setembro e terá ações educativas, medidas preventivas e repressivas com o cumprimento de mandados judiciais pelos crimes praticados no contexto da violência doméstica e familiar – busca e apreensões, prisões cautelares, prisões em flagrante. Além disso, serão apreendidas armas de fogo com posse/porte irregulares usadas para ameaçar mulheres e reforço na instauração e conclusão de inquéritos e encaminhamento de solicitação de medidas protetivas.

 

Aqui na Comarca de Salto do Lontra, integrada também por Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste, a operação será coordenada pela delegacia da Polícia Civil.

 

Qualquer denúncia pode ser feita via 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar), Disque 100 ou 181, e ainda por Telefone/WhatsApp (46) 3538-1990.



FONTE: Redação/Rádio Independência | FOTO: Fábio Dias / EPR