A Escola Estadual do Campo de Barra do Lontra realizou na manhã desta quarta-feira, 23, a II Festa das Sementes Crioulas, tendo como tema: “troque sementes, multiplique vidas”. Foi na sede da instituição, no interior de Salto do Lontra.


Logo cedo, às 07h30, aconteceu a recepção aos estudantes, pais e comunidade em geral.
Às 08h00 teve a abertura e em seguida apresentações culturais. Na sequência, histórico da localidade de Barra do Lontra e uso das sementes crioulas com seu Maurício Carenhatto (pioneiro da comunidade).


Após foi servido café da manhã e em seguida iniciaram as oficinas:
- A história da festa das sementes crioulas na região Sudoeste do Paraná – Professor Dr. Carlos A. Bonamigo (Unioeste);
- O cuidado com as sementes e o trabalho das mulheres na história – Professora Dra. Cecília M. Ghedini (Unioeste);
- Homeopatia ocular na agricultura – Elizangela Loss (Engenheira Agrônoma da Assessoar);
- Plantas Medicinais – Coletivo AMARBEM.
Próximo ao meio dia houve a troca das sementes.


O Diretor da Escola, professor Arlei Bertuol destacou a importância desta iniciativa. Ele também agradeceu aos parceiros do evento, e a todos que participaram e ajudaram na realização da II Festa das Sementes Crioulas.


O Chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, Dirsio Ferreira da Silva esteve presente e parabenizou a Escola do Campo de Barra do Lontra pela realização e a excelente organização da II Festa das Sementes Crioulas.


O Diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Roberto Carlos Lucietto parabenizou o diretor da escola - professor Arlei Bertuol, a comunidade escolar e todos que participaram e ajudaram na realização do evento. Ele também enalteceu a importância desta iniciativa.


O evento contou com a parceira da Unioeste, Assessoar, Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos e Cresol.



FONTE | FOTO: Redação/Rádio Independência