Dia 1º de setembro, sexta-feira que vem, em Francisco Beltrão, um grande evento denominado de “Crise no leite” vai discutir os impactos e propor medidas de apoio ao setor produtivo diante das importações de grandes volumes de leite da Argentina e Uruguai por empresas brasileiras em 2023.

 

A importação do produto dos países vizinhos provocou uma redução nos preços no varejo, mas está prejudicando a produção nas propriedades rurais. Para o encontro, que deverá acontecer na Amsop, devem participar prefeitos, vereadores, secretários municipais de Agricultura, produtores rurais, cooperativas e laticínios da região. A intenção é expor, em público, a situação de dificuldades que os produtores vêm enfrentando devido à entrada do leite importado.

 

Por isso, os prefeitos que integram a comissão de agricultura da Amsop, alguns vereadores, a direção da Acamsop e o deputado estadual Wilmar Reichembach (PSD), coordenador da Frente Parlamentar da Pecuária Leiteira, se reuniram para discutir a realização do evento.

 

Marciano Vottri, prefeito de Vitorino e presidente da Comissão de Agricultura da Amsop, disse que a reunião “marca o pontapé inicial pra que o Sudoeste do Paraná crie uma linha de enfrentamento a essa crise que está instalada com a queda nos preços”.

 

O receio das lideranças e do segmento é de debandada de milhares de produtores da atividade, se não houver a proteção para a pecuária leiteira nacional.

 

A intenção é que neste encontro do dia 1º, semana que vem, seja apresentada uma pauta aos deputados estaduais e federais, para encontrar uma solução e suporte ao produtor visando preservar a cadeia leiteira que é muito importante para região Sudoeste.



FONTE: Jornal de Beltrão