O Paraná tem 24.551 profissionais que serão contemplados com o piso nacional da enfermagem. O dado foi obtido pelo g1 junto ao Ministério da Saúde por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

 

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os profissionais das esferas federal, estadual e municipal, assim como as entidades privadas com contrato para atender pelo menos 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), podem receber os valores retroativos a maio deste ano.

 

O pagamento das parcelas referentes a maio, junho, julho e agosto foi feito em 23 de agosto aos estados. Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), R$ 49.580.763,00 foram depositados no Fundo Estadual de Saúde para repasse aos trabalhadores. O valor abrange o pagamento retroativo aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2023.

 

Os profissionais que receberão os valores estão espalhados por 317 dos 399 municípios paranaenses. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

 

Segundo portaria do Ministério da Saúde, os estados e municípios deverão fazer o pagamento aos estabelecimentos de saúde até 30 dias após o governo federal depositar o dinheiro nas contas bancárias dos fundos de saúde.

 

O governo federal vai pagar outras cinco parcelas e o 13º salário aos estados e municípios até dezembro. O repasse total será de R$ 7,3 bilhões neste ano.



FONTE: G1 PR | FOTO: AMÉRICO ANTÔNIO/SESA