Produtores de Leite de Salto do Lontra, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu e alguns de outras cidades da região realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira, 15, em frente Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar (CLAF), na Avenida Bertino Warmling, centro de Salto do Lontra.

 

A CLAF foi uma das organizadoras da mobilização, que contou com a presença de várias autoridades.

 

Dentre as reivindicações está a melhoria no preço pago aos produtores; prorrogação de dívidas de custeio e investimentos no âmbito de recursos controlados (PRONAF, PRONAMP, INOVAGRO) vencidas e que irão vencer entre os meses de agosto de 2023 e agosto de 2024, estabelecendo como prazo de pagamento 12 meses após a última parcela do contrato; agilizar, em caráter emergencial, as liberações de custeio pecuário ao amparo do PRONAF E PRONAMP; e medidas em relação à importação de leite.

 

O Presidente da CLAF, Edenilson de Souza disse que esta manifestação foi apenas um primeiro passo e pediu que os produtores permaneçam unidos nesta luta. Ele também agradeceu as autoridades que estiveram presentes, apoiando os agricultores.

 

O agricultor de Salto do Lontra, Inácio Vieira se pronunciou em nome dos produtores de leite e disse que a situação no momento está bastante difícil. Também agradeceu a todos que estiveram presentes apoiando a mobilização.

 

Também estiveram presentes o prefeito de Salto do Lontra, Fernando Cadore, prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Sérgio Faust, prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, Jaime Stang, deputado estadual Luiz Corti, vice-prefeita de Salto do Lontra, Sandra Ribeiro, vice-prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Odair Pez, ex-prefeito de Salto do Lontra, Maurício Baú representando os deputados Adão Litro e Paulo Litro, representando a deputada estadual Luciana Rafagnin, Saudi Mensor, ex-deputado Assis do Couto, vereadores e representantes de entidades ligadas a agricultura familiar.

 

A Polícia Militar esteve presente auxiliando na orientação do trânsito.



FONTE | FOTO: Redação/Rádio Independência