Na foto os alunos Henrique de Oliveira Mello e Lucas Cesconetto Machry, de Salto do Lontra, medalhistas de ouro na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná.

Dois alunos de Salto do Lontra conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap). Henrique de Oliveira Mello, do Colégio Estadual Irma Maria Margarida (na categoria ensino médio) e Lucas Cesconetto Machry, do 6º ano da Escola do Campo de Sede da Luz (na categoria ensino fundamental).


Foram ao todo, três etapas, até chegar ao resultado final. Em abril 867.285 participantes fizeram a Prova Paraná, dos quais 106.614 passaram para a segunda fase, que aconteceu no mês de junho. E destes mais de 100 mil alunos, 4,5 mil chegaram à final. Eles fizeram as provas entre 31 de julho e 04 de agosto, e 123 conquistaram medalhas de ouro. Os campeões foram homenageados e premiados pelo Governo do Estado na semana passada, por meio da Secretaria da Educação, em evento realizado em Foz do Iguaçu.


Além das medalhas, os vencedores foram contemplados com um curso de imersão em Matemática, que aconteceu também na semana passada, em Foz.


Além disso, os estudantes garantiram vaga na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBM), que será realizada em outubro.


O aluno Henrique de Oliveira Mello disse que “esta conquista representa basicamente tudo o que já venho implementando para mim mesmo e o método que eu utilizo pra estudar vem dando certo” e acrescentou “gostaria de destacar que obviamente não chegue aqui sozinho, tenho um apoio gigantesco da minha mãe, principalmente, e também porque tenho professores excepcionais” finalizou.


O aluno Lucas Cesconetto Machry também comentou sobre sua conquista. “Somos capaz, e com esforço, se dedicando, podemos mais” e agradeceu “a minha mãe, meu pai, sempre dão bastante apoio para eu estudar na escola, em casa, ajudam a fazer os temas, a própria escola também me ajudou a chegar onde cheguei e isso é muito gratificante” disse.
Lucas é aluno da professora Rosane Crestane na disciplina da matemática.


A professora de matemática do Colégio Estadual Irma Maria Margarida, Tânia Rorato Pozzo disse que “estamos muito felizes com a conquista do Henrique, pois ele é aquele aluno que em sala de aula se concentra, pede explicações, vai em busca de conhecimento, não se restringe ao estudo em sala de aula, vai além. Temos sim, muitos outros excelentes alunos e, portanto, fica a dica, para que estudem também em casa, se esforcem e aproveitem as oportunidades” frisou.


A Diretora do Colégio Estadual Irma Maria Margarida, Liliane Pires de Lima Henzen destacou que “Salto do Lontra todo está de parabéns por ter dois alunos medalha de ouro na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná. É um percurso que estes alunos percorreram, hoje o Henrique está no ensino médio, o Lucas está no 6º ano do ensino fundamental, mas este é o resultado que foi colhido agora, fruto de todo um trabalho assertivo desenvolvido pelas escolas do município. Estamos muito felizes, hoje representamos Salto do Lontra, representamos o Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos e estamos com o nome destes alunos a nível de estado do Paraná” e acrescentou “gostaria também de ressaltar que o nosso Colégio Estadual Irma Maria Margarida teve ainda quatro medalhistas de prata e dois de bronze, então estamos muito contentes com toda esta conquista” finalizou.


Além de contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes, a Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap) também potencializa a aprendizagem relacionada ao componente, envolvendo unidades temáticas do currículo (geometría, álgebra, números, grandezas e medidas, probabilidade e estatística). A Omap envolve estudantes de todo o Estado, do ensino fundamental - anos finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª séries), tanto do ensino regular quanto das escolas de tempo integral.


A Omap é realizada pela Secretaria da Educação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e busca contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.



FONTE: Redação/Rádio Independência | FOTO: Divulgação