O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.

 

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 96% registrados na semana passada para 99% do total. Do restante ainda em campo, 100% das lavouras estão em maturação.

 

Os técnicos do Deral ainda classificam 78% das lavouras como em boas condições, 21% das lavouras em médias e 1% em ruins.

 

Ao mesmo tempo, o levantamento indica que o plantio da safra de verão de milho 2023/24 saltou dos 58% da semana passada para 71% das lavouras já semeadas, sendo 25% em germinação e 75% já em desenvolvimento vegetativo.

 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita da segunda safra avança na região Norte, com o milho apresentando produtividades variando de acordo com a época de semeadura. Ao mesmo tempo, os produtores seguem com as dessecações e aguardando condições climáticas para o plantio.

 

A região Noroeste deverá encerrar a colheita nos próximos dias com produtividade levemente acima da média, enquanto o plantio segue andando e as lavouras se desenvolvendo bem.

 

Apesar de a colheita do milho 2ª safra estar praticamente finalizada com resultados positivos em termos de produtividade, as regiões Oeste, Centro-Oeste e Sudoeste sofrem com preços muito aquém do esperado pelos produtores. “A maioria não conseguirá cobrir os custos de produção”, diz o Deral.

 

Na região Sul, o plantio do milho já foi praticamente concluído e a recomendação é pelo monitoramento e manejo da cigarrinha. “Já foram registrados pontos de infestação dessa praga”. 



FONTE: NOTÍCIAS AGRÍCOLAS | FOTO: GLOBO RURAL