Centenas de produtores de leite dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul participaram da mobilização nacional “Não fique chorando o leite derramado, vem pra luta!”. Foi quarta-feira no Centro de Eventos de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. O ato teve início às 10h, com o pronunciamento de lideranças do setor e representantes de entidades da sociedade civil. Na sequência, os produtores de leite expuseram as suas angústias.

 

No início da tarde, foi realizada uma caminhada em forma de protesto até a Aduana com a Argentina, país que, juntamente com o Uruguai, exporta grande parte do leite consumido no Brasil — e isso afeta os produtores nacionais.

 

Dentre as principais reivindicações do setor, estão a prorrogação das dívidas do Pronaf, Pronamp e Inovagro; formação de um pacto federativo envolvendo estados e municípios para a avaliação e adequação da política nacional de apoio à cadeia produtiva do leite, em especial na agricultura familiar; e a criação do Instituto Nacional do Leite, para unificar e coordenar as ações interministeriais estratégicas.

 

Em setembro, a mobilização regional “Crise do leite”, realizada na Amsop, reuniu mais de 400 pessoas. Nesta semana também teve ato na Assembleia Legislativa, com lideranças políticas se comprometendo na pauta de reivindicações dos produtores.



FONTE: Jornal de Beltrão | FOTO: Divulgação