Assessoria - O Programa Saúde na Escola – PSE é uma política intersetorial da Saúde em parceria com a Educação, voltadas às crianças, adolescentes e jovens do ensino público para promover saúde e educação integral. É um espaço privilegiado para as práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e doenças, contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento integral e propiciando à comunidade escolar o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.
A Secretaria de Saúde de Nova Prata do Iguaçu fez a adesão ao programa do Governo Federal iniciando suas atividades no mês de março e contemplará mais de 1000 educandos das escolas municipais Ema Arcego Dal Pra (Educação Infantil), Teotônio Vilela e Paulo Pimentel e estaduais, Cristo Redentor e Cecília Meireles, com atividades de Educação em Saúde, Avaliação Antropométrica, Atualização das Carteiras de Vacinação, Saúde Bucal, Saúde Ocular, Ações de Segurança Alimentar e Promoção da Alimentação Saudável, Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos, Saúde Mental, Saúde e Prevenção nas Escolas: educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.
Para o planejamento e cronograma dessas ações, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Prata do Iguaçu formalizou o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), envolvendo diversos profissionais da saúde e educação para o desenvolvimento deste programa. O GTI- Municipal reúne-se periodicamente para o planejamento das ações e execução das atividades.
Escolas já beneficiadas com o atendimento do Programa saúde na Escola:
Creche Ema Arcego Dal Pra: dia 27/03/2014, manhã e tarde;
Escola Cecília Meireles: dia 14/04/2014, manhã;
Escola Paulo Pimentel: dia 14/04/2014, tarde.
Lembramos que para a participação dos alunos no Programa é necessário que os mesmos possuam Cartão SUS. O mesmo é emitido na Secretaria de Saúde. Orientações pelo telefone (46) 3545-1483.