Salto do Lontra passa a ter base do Samu. Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste também fazem parte da área de abrangência.

Um dia histórico e marcante para a Comarca de Salto do Lontra. Com a presença de várias autoridades, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20, a ativação, o início oficial do atendimento da base do Samu 192 de Salto do Lontra abrangendo também Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste.

 

A nova base irá funcionar junto ao Posto do Bombeiro Comunitário – a Defesa Civil, no Bairro Cooperativa, sendo composta por duas ambulâncias, estando sempre de plantão um condutor socorrista e um técnico socorrista.

 

O Coordenador de Enfermagem e Responsável Técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Gerson Luiz Leonarski destacou a implantação de mais esta base. “Estarmos implantando a 14ª base e a 16ª ambulância, incorporando às forças já existentes aqui no município. O Samu vem complementar isso que já existe, porém, de uma maneira mais técnica” e explicou “Qual o comportamento da população quando se depararem em uma situação aonde precise acionar o 192? Exemplo clássico é uma mãe que está com o bebê engasgado em casa. Ela vai ligar para o Samu, geralmente ela está ou o pai propriamente dito, desesperado, e esse pai precisa primeiramente, informar de qual cidade ele está ligando, o endereço em que ele está e aguardar a orientação do médico. Por que aguardar a orientação? Porque o médico vai orientar o pai, a mãe, quem estiver com essa criança para iniciar os primeiros socorros e serão esses primeiros socorros que vão fazer a diferença entre a vida e a morte desse paciente., no caso desse bebê, ou seja, nós exercemos a telemedicina, a pessoa liga, ela faz parte do atendimento. Enquanto isso, a ambulância mais próxima vai se deslocando para realizar aquele atendimento e muitas vezes uma simples orientação salva uma vida” disse.

 

O Prefeito de Ampére e Presidente do Consórcio Ciruspar, Disnei Luquini (Zuca) disse que essa nova base do Samu era uma necessidade e agora é uma realidade. “Um desejo muito antigo dessa região, principalmente de Salto do Lontra, uma necessidade ter essa base do Samu e quero parabenizar o prefeito Cadore que há poucos meses em uma de nossas assembleias levou essa demanda e hoje é uma realidade. A gente sempre fala quando monta as bases, traz as ambulâncias, que não quer que aconteça nada, mas se precisar, eles estão aqui mais próximos da população. Então para nós é uma felicidade poder estar abrindo mais essa unidade, mais essa base do Samu e trazendo toda uma estrutura com pessoas qualificadas e treinadas” explicou.

 

O Prefeito de Salto do Lontra, Fernando Cadore disse que ter uma base do Samu na Comarca é uma grande conquista. “Um dia marcante, um dia único e para nós é um motivo de muita alegria, de muita satisfação. Gostaria de agradecer de maneira muito especial a todos os prefeitos do Sudoeste do Paraná, os 42 prefeitos que nos acolheram muito bem quando fizemos a proposição na Assembleia Geral do Samu e o município de Salto do Lontra, juntamente com Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste, a Comarca foi aceita. Hoje, 20 de novembro de 2023 é uma data marcante, é uma data que fica na história dos nossos municípios especialmente de Salto do Lontra, porque inicia o trabalho do Samu 192 e inicia para não parar, inicia para ter sequência, para ser ampliado, aperfeiçoado, para permitir cada vez um atendimento de mais qualidade, com mais rapidez, com qualificação, com urgência e certamente com muito resultado” destacou.

 

O Prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, Jaime Stang disse que com esta base o Samu está cada vez mais próximo da população. “Estamos aqui nesse momento histórico, muito felizes porque a gente sabe a importância de ter o Samu mais perto do nosso município, mais perto da nossa população. É uma parceria dos três municípios, então só temos que agradecer” destacou.

 

O Prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Sérgio Faust também disse que a ativação da base do Samu na Comarca de Salto do Lontra representa um momento muito especial. “Realmente hoje, dia 20 de novembro de 2023, é um dia histórico para Salto do Lontra. Quero parabenizar o prefeito Fernando Cadore por ter tomado essa iniciativa e é claro que depois, junto com nós Nova Prata do Iguaçu e com o prefeito Jaime Stang de Nova Esperança, a gente fez essa grande parceria para trazer o Samu, essa base em Salto do Lontra. Isso significa para nós um atendimento mais rápido, mais perto da nossa população e com certeza vai salvar mais vidas ainda” ressaltou.

 

A Secretária de Saúde de Salto do Lontra, Elaine Gonçalves disse que o Samu irá contribuir e agilizar ainda mais o atendimento à população. “Ter o Samu aqui é um avanço muito grande para a nossa saúde no atendimento a urgência. O Samu vem para somar o serviço de saúde já existente, vem ampliar e agilizar esse atendimento. O tempo resposta será ainda mais rápido. E por isso, queremos agradecer a todos que contribuíram para tornar a base do Samu aqui em Salto do Lontra uma realidade” finalizou.

 

Também estiveram presentes no início oficial de atendimento da base do Samu em Salto do Lontra, os Vereadores, Ibanes da Silva (Nasa), Ladair Casanova Cavilha (Sócrates), Paulo Pavão (Paulinho Cabeleireiro), Vereadora em exercício Ana Madruga, vereador licenciado Joel Piekler, secretária de saúde de Nova Esperança do Sudoeste, Neiva Koerich, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Salto do Lontra, Josimara Dalo, Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, Padre Deocir Poletti, Pastor da Igreja Assembleia de Deus, Valdecir Lima, e representando a Polícia Militar, Soldado Nazário, além secretários e diretores de departamentos da administração municipal, profissionais da equipe do Samu que irão trabalhar na base de Salto do Lontra, servidores da secretaria municipal de saúde e pessoas da comunidade.



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra