Após a realização da consulta pública (nos dias 28 e 29 de novembro) que definiu a adesão de mais 83 escolas do Paraná ao modelo cívico-militar, a Secretaria de Estado da Educação lançou editais complementares que possibilitarão a adesão de mais escolas ao modelo. Dois documentos com 25 unidades já foram publicados.

 

As consultas foram elaboradas com base no interesse das comunidades civis e escolares, que já haviam manifestado, anteriormente, solicitação à adoção do modelo educacional. Aqui da nossa região a Escola Estadual Jorge de Lima, de Salto do Lontra, está inscrita.

 

A consulta repete os moldes da primeira votação e envolve apenas escolas estaduais de ensino regular (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio). Se aprovada, a mudança ocorre já a partir do ano letivo de 2024. O resultado deve ser divulgado logo após as votações. Podem participar professores, funcionários e pais de alunos matriculados nas instituições. Estudantes maiores de 16 anos também participam do pleito e, para votar, é necessário levar documento pessoal com foto. Os responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola.

 

Na primeira consulta realizada neste ano, 83 escolas aderiram ao modelo cívico militar que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar.

 

As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado no ano que vem. Com as novas unidades, serão 289 colégios nessa modalidade no próximo ano. E com a nova consulta o número pode passar de 300.

 

Aqui em Salto do Lontra a consulta pública na Escola Jorge de Lima ocorrerá na semana que vem. As votações serão na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15.



FONTE: Redação/Rádio Independência | FOTO: SEED