Na foto as fonoaudiólogas Dra. Bruna Bonatto e Larissa Filipini

Neste sábado, 09 de dezembro, comemora-se o dia do fonoaudiólogo. Para celebrar essa data, destaca-se o papel do fonoaudiólogo do nascer à senescência na promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Para tanto, as fonoaudiólogas das Secretarias de Educação e Saúde do Município de Salto do Lontra, Dra. Bruna Bonatto e Larissa Filipini, apresentam um resumo do trabalho por elas desenvolvido no município em 2023.

 

Durante todo o ano foram realizados atendimentos clínicos individuais e, também, ações coletivas presenciais e encontros virtuais ao vivo.

 

De março a junho de 2023 as fonoaudiólogas realizaram a Triagem Escolar Fonoaudiológica. Elas visitaram todos os Centro de Educação Infantil e todas as Escolas Municipais, sala por sala. Nessa triagem os gestores e professores foram ouvidos a respeito de suas demandas e expectativas. Além disso, foi possível identificar as crianças com necessidades de atendimento clínico fonoaudiológico e também foram identificadas outras demandas de saúde.

 

Por meio dessa triagem foram realizados 223 encaminhamentos de alunos para atendimento odontológico, 29 encaminhamentos em outras demandas de saúde e 157 encaminhamentos para atendimento fonoaudiológico.

 

É importante esclarecer que a atuação da fonoaudiologia nas escolas é diferente do atendimento clínico individual. Na escola as ações que as fonoaudiólogas podem realizar são aquelas coletivas de prevenção e detecção de demandas. A legislação do trabalho fonoaudiológico não permite o atendimento clínico individual nas escolas. A escola é o espaço para a educação e não para o tratamento de doenças, a fonoaudiologia na escola auxilia os professores e os estudantes a potencializar o processo de ensino e aprendizagem.

 

A triagem escolar teve o apoio das secretárias de Educação e Saúde, respectivamente Geovana Techio Lopes Belica e Elaine Gonçalves e, também, da Dra. Clarines coordenadora de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde a respeito dos encaminhamentos para os serviços de odontologia da rede municipal.

 

Em todas as escolas as fonoaudiólogas foram muito bem recebidas pela equipe escolar: gestores, professores e os demais servidores, assim como também pelos alunos. Só há motivos para agradecer esse apoio e acolhida que muito favoreceu o andamento da triagem. Em cada escola, em cada sala de aula, foi possível ver o compromisso e o amor dos servidores pela educação.

 

As fonoaudiólogas também realizaram encontros formativos para os servidores municipais das Secretarias de Educação e Saúde. Foram três encontros com os temas: Fonoaudiologia Educacional e Clínica: limites e possibilidades; Fonoaudiologia e Voz do Professor; e Campanha da Voz 2023 – Seja amigo da sua voz! Promoção e Prevenção em Saúde Vocal do Professor. A turma de formação de docentes do Colégio Estadual Irmã Maria Margarida foi convidada a participar do encontro da campanha da voz.

 

Além destes encontros virtuais ao vivo, as fonoaudiólogas também realizaram uma Formação de Professores e uma orientação aos pais de alunos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem na Escola Municipal Rural Padre José de Anchieta.

 

A respeito dos atendimentos clínicos individuais, as fonoaudiólogas já atenderam 63 pacientes. Destaca-se que o atendimento ofertado pelo município compreende a baixa complexidade, na atenção básica em saúde. O trabalho fonoaudiológico teve o apoio da Enfermeira Fernanda a respeito dos atendimentos de média e alta complexidade e seus respectivos encaminhamentos à rede de referência em saúde.

 

2023 foi um ano de muito trabalho para as fonoaudiólogas do município e, também, de muita colaboração de todos os servidores municipais da saúde e educação. Comemora-se o 09 de dezembro celebrando a Fonoaudiologia que tem um compromisso essencial com a comunicação humana, cuidando da saúde da voz, da expressividade, da audição e da escuta, da linguagem e da habilidade de dialogar. Há muito trabalho a ser continuado, inicia-se 2024 com gratidão e boas perspectivas para a atuação fonoaudiológica!



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra