Mais um capítulo do programa Ganhando o Mundo, do governo do estado, está sendo protagonizado por estudantes da rede estadual de ensino.

 

Entre os dias 20 de janeiro e 6 de fevereiro, 13 jovens de escolas vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos embarcam para intercâmbios com destinos que abrangem quatro países (Austrália, Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia) e três continentes (América, Europa e Oceania).

 

De Salto do Lontra, dois estudantes arrumaram as malas e embarcarão para jornadas que proporcionarão uma experiência de estudo e imersão cultural.

 

Yuri da Silva de Lima e Laura Nicolau Inacio, ambos com 15 anos e alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Irmã Maria Margarida (CEIMM), foram selecionados para participar da iniciativa.

 

Para concorrer a uma vaga, os adolescentes precisavam ter média superior a 7 e frequência acima de 85%. Já a classificação para o intercâmbio considerou três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor.

 

Mais de 12 mil alunos se inscreveram para esta fase do programa. Destes, mil foram escolhidos.

 

O estudante Yuri da Silva de Lima, que viajará para a cidade de Bath, na Inglaterra, falou sobre a preparação para concorrer às vagas disponibilizadas pelo programa. “Recebemos a notícia de que teríamos a oportunidade de participar do Ganhando o Mundo no nono ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Jorge de Lima, quando a diretora comunicou em todas as salas de aula. Desde então, começamos a ter um foco ainda maior nos estudos e em tudo que fosse necessário para ter a chance de estar entre os contemplados. No primeiro ano do ensino médio, conseguimos avançar e entramos na fase do envio da documentação” comentou.

 

Yuri contou como recebeu a notícia da participação. “No dia do anúncio, foram revelados os escolhidos na parte da manhã, mas não fui avisado de imediato. Só à tarde fiquei sabendo quando minha mãe me falou. Foi uma mistura de sentimentos: fiquei assustado, eufórico e muito feliz pelo objetivo alcançado” disse. O intercambista relatou ainda que se trata de sua primeira viagem aérea. “Tenho medo de altura e pensar no embarque em um avião é assustador. Contudo, não tenho dúvidas que a experiência será maravilhosa e valerá muito a pena. Agradeço a todos que me incentivaram, em especial os professores e a minha família” concluiu.

 

A aluna Laura Nicolau Inácio tem rota traçada para Conception Harbour, no Canadá, e destacou a dedicação necessária em busca de uma vaga no programa Ganhando o Mundo. “Para chegar até aqui, foi preciso planejamento. Modifiquei minha rotina, me esforcei ainda mais no aprendizado e fiz monitoria ajudando outros colegas. Somando diversos fatores, me habilitei e hoje posso comemorar e dizer que vou para outro país concretirzar tudo que sonhei” salientou.

 

Laura contou como estão suas expectativas. “A princípio, bate o nervosismo, mas faz parte do momento. E claro, estou muito ansiosa por tudo que virá. Imagino as coisas incríveis que verei e viverei, que também elevarão meu currículo, já pensando no futuro. Agora, é agradecer aos professores, minha família e aproveitar cada instante. Vou para esta viagem emocionante cheia de alegria” finalizou.

 

A professora de inglês do CEIMM, Elisângela Estela Mocellin, recorda que o processo para participar do intercâmbio inclui várias etapas de aprendizado do idioma. “A Laura e o Yuri estão se preparando há um bom tempo. O avanço do estudo na plataforma Inglês Paraná fez com que eles pudessem conversar com moradores das Filipinas, país onde se fala a língua inglesa. O incentivo começou no fundamental e continuou aqui no ensino médio, com todo suporte que precisavam e os frutos estão sendo colhidos. Quando retornarem, poderão contar suas histórias e incentivar outros alunos a buscarem o intercâmbio. Essa busca por conhecimento e novas culturas é sempre válido para nossa comunidade” frisou.

 

A diretora do Colégio Estadual Irmã Maria Margarida, Liliana Pires de Lima Heinzen, ressalta que a participação no programa Ganhando o Mundo é uma conquista de toda comunidade escolar. “Estamos muito orgulhosos destes jovens que representarão a instituição de ensino, bem como o nosso município, no norte da América e também na Europa. Este intercâmbio é resultado de anos de trabalho duro, foco e disciplina, aliados à educação pública de qualidade que receberam em Salto do Lontra” e acrescentou “gostaríamos de deixar registrado que junto a eles vão todos os alunos que um dia sonharam com um momento como este e não tiveram a oportunidade de participar de algo tão valoroso. Deus abençoe esta caminhada e voltem com a bagagem cheia de boas lembranças para compartilhar conosco. Boa viagem” concluiu.

 

Além dos jovens que moram em Salto do Lontra, a ex-aluna da Escola Estadual Jorge de Lima, Maria Izabel Albino Pereira, também está no seleto grupo intercambista. Atualmente no Colégio Agrícola de Franscisco Beltrão, a lontrense cumpriu os requisitos, foi escolhida e irá para cidade situada no Canadá.

 

A iniciativa contou com investimento total de R$ 81,2 milhões, pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná, destinado a cobrir todos os custos incluindo despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e de saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no Exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e orientação em reuniões. Os alunos recebem ainda um auxílio mensal de R$ 800,00 durante o intercâmbio.

 

Ao todo, neste ano, 400 estudantes paranaenses farão o intercâmbio no Canadá, 250 na Austrália, 250 na Nova Zelândia, 50 nos Estados Unidos e 50 na Inglaterra.

 

Os demais alunos do Núcleo Regional de Educação que participarão do programa Ganhando o Mundo são de escolas de Dois Vizinhos, São Jorge do Oeste, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu.

 

Esta é a maior edição do programa Ganhando o Mundo, que foi criado em 2022.

 

*Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná e do Jornal de Beltrão.



FONTE | FOTO: Redação/Rádio Independência