Diversos vídeos compartilhados nas redes sociais nesta quinta-feira (15) mostram um animal atravessando cabos de um poste na Avenida Bertino Warmling, área central de Salto do Lontra, fazendo “malabarismos” e se equilibrando para transitar entre os fios e evitar a queda.

 

As imagens que circularam sugerem que se trata de um gambá ou raposa.

 

Porém, conforme o biólogo Eduardo Zen, “o animal silvestre do vídeo é um ouriço-cacheiro, provavelmente do gênero Coendou sp. Trata-se de uma espécie arbórea de mamífero encontrada em diversos tipos de ambiente, incluindo florestas tropicais, savanas, cerrados e áreas de transição. Com um tamanho médio que varia entre 30 cm e 60 cm e pesando de 1,5kg a 4 kg, o ouriço-cacheiro é caracterizado por seu corpo coberto de espinhos” explicou.

 

Diferente de outros ouriços, é um animal arborícola, o que significa que passa a maior parte do tempo em árvores, onde vive sozinho, em pares ou em pequenos grupos familiares.

 

Eduardo esclareceu que “a movimentação em galhos - ou nos fios do poste, neste caso - é facilitada pela sua capacidade de preensão, permitindo que ele possa se agarrar com firmeza enquanto se desloca, além de ter pernas, garras e uma cauda bem desenvolvidas, favorecendo a sua locomoção” disse.

 

O biólogo afirma que diversas causas podem ser atribuídas ao fato deste animal aparecer no perímetro urbano do município. “Ele pode ter se deslocado sem querer ou mesmo estar fugindo de algum predador como cachorros e seres humanos, porém a causa mais provável é a perda de mata nativa, forçando o animal a se deslocar em busca de alimento e abrigo” salientou.

 

Eduardo alerta ainda que “em geral, o ouriço-cacheiro é um animal importante para a manutenção do equilíbrio ecológico em seu ambiente, contribuindo para a reprodução de plantas e controle de insetos. Sua presença é um indicador importante da saúde do ecossistema, tornando-o uma espécie-chave na conservação e manejo ambiental” finalizou.

 

Como os vídeos divulgados mostram apenas o animal se deslocando, não é possível saber se conseguiu concluir o trajeto. A torcida é para que ele esteja bem e que tenha tido sucesso na travessia.

 

Eduardo mantém um perfil onde fala de diversos animais silvestres e suas características. Para saber mais, basta acessar o Instagram @biologozen.



FONTE: Redação/Rádio Independência | FOTO: Reprodução/Redes Sociais