A área de cultivo de soja deve chegar a 309 mil hectares na safra 2024-2025 na região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos. Em 85% da área estimada já houve o plantio.
Se as condições climáticas forem positivas, a região poderá colher 1.251.000 toneladas desta cultura. A produtividade esperada é de quatro mil quilos por hectare. As lavouras se encontram na fase de desenvolvimento vegetativo.
As estimativas são do Departamento de Economia Rural (Deral) do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab) de Francisco Beltrão.
Milho todo plantado
A safra de milho está toda plantada. Para colheita como grão a área estimada é de 14 mil hectares e para uso como silagem na alimentação animal de 33 mil hectares. As lavouras ainda estão em desenvolvimento vegetativo. A produtividade esperada é de 9.700 quilos por hectare.
Feijão, área maior
A safra de feijão terá 4.800 hectares, com um incremento de área. A condição das lavouras está boa. Porém, o feijão é uma cultura que não suporta fortes variações, seja de excesso de chuva, baixas temperaturas ou altas temperaturas.
Conforme Ricardo Kaspreski, engenheiro agrônomo do Deral-Seab, núcleo de Francisco Beltrão, já estaria ocorrendo em algumas lavouras o abortamento de flores.
A produtividade esperada é de 1.800 quilos por hectare. Kaspreski explica que houve uma tendência de aumento na área de cultivo, nesta primeira safra, porque teve liberação de crédito de custeio com seguro agrícola.
Ele acrescenta que a opção pelo feijão na primeira safra é porque se trata de cultura de ciclo curto – apenas 90 dias -, o que permitirá que aqueles que fizeram essa opção possam plantar soja ainda da primeira safra, em dezembro.
FONTE: Jornal de Beltrão | IMAGEM: Redação/Rádio Independência