A restauração em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, atingiu a marca de 83,81% de execução na medição mais recente, de outubro. Já foram investidos R$ 157.785.107,17 na obra, que é administrada e fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

 

A previsão é de concluir até o final do mês o novo pavimento de concreto neste trecho de 45 quilômetros. 

 

Na sequência os trabalhos ficam concentrados em serviços complementares, devendo ser finalizados no primeiro trimestre do ano que vem. Eles incluem a execução de sarjetas triangulares de concreto e outros dispositivos de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, bem como finalizar a nova sinalização horizontal, instalar placas, tachas refletivas e defensas metálicas.

 

O pavimento rígido de concreto tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento asfáltico, menor custo de manutenção e conservação, é mais seguro contra derrapagem e lida melhor com drenagem de água da chuva.

 

Devido ao grande volume de tráfego de caminhões na rodovia PRC-280, uma ligação entre o Sudoeste e o Sul do Estado, o pavimento rígido se mostra a melhor solução para garantir mais segurança e conforto aos usuários. Ele já foi utilizado no trecho entre o Trevo Horizonte em General Carneiro e Palmas.



FONTE: Agência Estadual de Notícias do Paraná | FOTO: DER-PR