No Paraná, 90,9% dos egressos de nível Técnico no estado estão inseridos mercado de trabalho, índice 5% superior à média nacional, que é de 85,6%. Os dados são da Pesquisa de acompanhamento de egressos do Senai: painel 2022-2024, elaborada pelo Senai Nacional.

 

Outro dado que chama a atenção na pesquisa é o incremento na renda dos egressos de Cursos Técnicos. Segundo o levantamento, o incremento foi de 29,6% e, para os egressos da Qualificação, esse incremento foi de 58,8%.

 

Já em relação as áreas com maiores oportunidades de emprego, o levantamento mostrou que na área Metalmecânica, fundamental para qualquer tipo de indústria, a taxa de ocupação dos alunos formados em Cursos Técnicos do Senai no Paraná é de 98,5%. Já para os egressos da Qualificação Profissional, também dentro da área Metalmecânica, esse índice é de 86%.

 

Para a gerente sênior de Educação Profissional no Senai Paraná, Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, os resultados refletem a realidade e o trabalho das unidades de educação do Senai em formar profissionais cada vez mais qualificados e alinhados com as demandas das indústrias instaladas no estado.

 

“Além de possibilitar o acompanhamento em relação à evolução dos nossos egressos e comprovar o impacto positivo da nossa formação, tanto na empregabilidade e ascensão profissional quanto na satisfação das empresas e indústrias empregadoras, a pesquisa reafirma o nosso compromisso em formar profissionais altamente qualificados e conectados com as demandas reais da indústria”, afirma Jacielle.

 

Indústrias preferem contratar profissionais formados pelo Senai

O levantamento, realizado em nível nacional, também entrevistou empresas que absorveram egressos ocupados na área ou em áreas correlatas à formação do curso concluído no Senai.

 

Realizada diretamente com o gestor imediato do aluno formado, a pesquisa revelou que 90,5% das empresas preferem contratar profissionais formados pelo Senai.

 

O estudo também mostrou que, do ponto de vista das empresas entrevistadas, oito em cada dez alunos de Cursos Técnicos apresentam perfil profissional adequado aos requisitos da organização empregadora, como habilidade para resolução de problemas, estabilidade emocional e flexibilidade para lidar com mudanças.

 

Estudo também apontou as 5 áreas tecnológicas de Cursos Técnicos que mais empregam no país

Ainda segundo o levantamento, as cinco áreas tecnológicas que contemplam os Cursos Técnicos que mais empregam os seus egressos no mercado de trabalho e setores industriais são: Telecomunicações; Refrigeração e Climatização; Energia; Automotiva; e Metalmecânica.

 

Já em relação aos cursos técnicos com as maiores taxas de ocupação no país o estudo apontou: Técnico em Eletrotécnica (91,7%), Técnico em Mecânica Industrial (91,1%), Técnico em Eletromecânica (90,1%) e Técnico em Automação Industrial (89,8%).

 

A Pesquisa de acompanhamento de egressos do Senai: painel 2022-2024, elaborada pelo Senai Nacional buscou entender a adequação do perfil dos egressos às expectativas e necessidades do mercado, o nível de integração dos programas de educação profissional do Senai com a estrutura de planos de carreira das empresas e a capacidade dos egressos para aprendizagem dos processos de trabalho.

 

Com 38 unidades educacionais estrategicamente posicionadas para atender todas as regiões do Paraná, o Senai é reconhecido como a principal instituição de formação profissional para a indústria, atualizando constantemente seus cursos para acompanhar as novas tecnologias e demandas do mercado.

 

Inscrições abertas para Cursos Técnicos com início em 2025

O Senai Paraná também está com inscrições abertas para Curso Técnico voltado para formação de profissionais para a indústria.

 

No total, são 6.325 vagas, organizadas em 195 turmas de Cursos Técnicos entre as modalidades presencial e educação a distância (EaD), conforme disponibilidade das unidades participantes, em várias regiões do estado.

 

A duração dos Cursos Técnicos com matrículas abertas varia de 12 a 24 meses, dependendo da área de formação, com opções de turmas nos períodos integral, matutino, noturno e vespertino.

 

As áreas com Cursos Técnicos disponíveis são: Automação e Mecatrônica, Automotiva, Celulose e papel, Construção Civil – Edificações, Eletroeletrônica, Energia GTD, Gestão, Metalmecânica – Mecânica, Mineração, Química, Segurança do trabalho, TI – Hardware e TI – Software.

 

O início das aulas está programado para o dia 17 de fevereiro e todas as informações estão disponíveis na página: senaipr.org.br/cursos.

 

Para dúvidas e outras informações, além do contato direto com as unidades do Senai Paraná pelo estado, é possível entrar em contato por meio do telefone e WhatsApp 0800 648 0088.



FONTE | FOTO: Agência Sistema Fiep