Empresários do setor comercial, turismo e serviços do Sudoeste do Paraná, estão cautelosos quanto ao movimento neste segundo semestre de 2025. É o que revela a mais recente edição da Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, elaborada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR.
Pelo levantamento, apenas 21,1% dos comerciantes da região demonstram otimismo quanto ao faturamento nos próximos meses. Outros 39,4% apontam para estabilidade de faturamento até o final deste ano. Os que manifestam preocupação com eventual queda do movimento alcançam 21,1% dos entrevistados e, outros 18,4% ainda não formaram opinião.
Em relação aos postos de trabalho no setor, a pesquisa aponta tendência de manutenção dos trabalhadores. Os dados indicam que 47,4% das empresas pretendem manter suas equipes, enquanto 13,2% indicam a intenção de contratar ainda em 2025. Dentre os principais entraves para o crescimento do setor na região, 42,2% citam a instabilidade política. Já a carga tributária elevada é apontada por 32,7% e a instabilidade econômica, por outros 32,2%.
A escassez de mão de obra qualificada também preocupa 30,6% dos entrevistados, enquanto a dificuldade de acesso ao crédito foi mencionada por 11,7% dos empresários.
FONTE: Grupo RBJ de Comunicação | FOTO: Fecomércio-PR