Durante o mês de setembro está em andamento a campanha “Rota Consciente”, uma iniciativa do Grupo Maria de Comunicação, por meio da Rádio Independência, que tem como foco a conscientização e a valorização da vida no trânsito. A ação busca informar, orientar e inspirar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis no dia a dia, incentivando mudanças positivas e prevenindo acidentes.

 

Entre os dias 18 e 25 de setembro, período em que é celebrada a Semana Nacional do Trânsito, a campanha recebeu uma programação especial. Nesta sexta-feira, 19, o programa Jornal da Manhã, conduzido pelo jornalista Wesley Hoinatz, promoveu um bate-papo sobre segurança viária com a participação do diretor do Grupo Maria de Comunicação e Rádio Independência, Humberto Manfroi Maria, da secretária municipal de Saúde, Elaine Gonsalves, do comandante da Polícia Militar de Salto do Lontra, Sargento Jacir Tertuliano da Silva, além do condutor socorrista e instrutor do Núcleo de Educação do Samu, Edimilson Miranda, e equipe da Bravo 16, base do Samu local.

 

Na sequência, em frente ao Posto Delta, foi realizada uma blitz educativa, com apoio da Prefeitura Municipal, da Polícia Militar, Defesa Civil e do Samu. A ação contou com orientações, distribuição de materiais informativos e foi concluída com uma carreata pelas principais avenidas da cidade, reforçando o alerta sobre a importância da segurança no trânsito.

 

Durante toda a semana, veículos acidentados foram posicionados em pontos estratégicos de Salto do Lontra. A iniciativa buscou impactar a população e chamar atenção para os riscos causados pela imprudência e pelo desrespeito às leis.

 

Segundo o Samu, somente na região Sudoeste do Paraná, entre 1º de janeiro e 31 de agosto deste ano, os acionamentos com vítimas já somaram um custo de R$ 186 milhões.

 

Dados que reforçam a importância da prevenção:

66% das mortes no trânsito envolvem pessoas que não usavam cinto de segurança.

 

Em acidentes graves:

Banco dianteiro: o uso do cinto evitou 45% das mortes.

Banco traseiro: o uso do cinto evitou 75% das mortes.

 

A campanha é realizada com o apoio de parceiros que acreditam na causa da segurança viária: CFC Fasolin, Auto Mecânica Segato, Rede de Postos Delta, Portal Auto Center, GT Sinalização Viária e Ferro Velho e Mecânica Valério.

 

Com a união de esforços, a campanha reforça a mensagem de que um trânsito mais seguro depende da colaboração e da responsabilidade de todos.



FONTE | FOTOS: Redação/Rádio Independência