Os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já começaram para mais de 56% dos proprietários dos veículos do Paraná, inclusive com recorde histórico nos pagamentos à vista, reflexo da adesão dos contribuintes à alíquota reduzida de 1,9% vigente em 2026. Regionalmente, cerca de um terço dos municípios paranaenses já apresenta índices de pagamento inclusive acima da média estadual. Segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e da Receita Estadual, são 114 municípios nessa condição.
Os dados incluem tanto o total de veículos que já quitaram o tributo quanto aqueles que pagaram pelo menos uma das cotas. Ao todo, o Paraná já arrecadou R$ 1,96 bilhão até o dia 16 de janeiro.
Os pequenos municípios lideram proporcionalmente o pagamento de cotas do IPVA no Estado. É o caso de Bom Sucesso do Sul, na região Sudoeste, onde 69,1% da frota já está em dia com a Receita Estadual — dos 1.208 veículos tributados na cidade, 610 proprietários já quitaram o imposto e outros 225 optaram pelo pagamento parcelado. Em seguida aparecem Serranópolis do Iguaçu (67%), Pérola D’Oeste (66,4%), Quatro Pontes (65,5%), Nova Santa Rosa (65,3%), Sulina (65%), Capanema (64,8%) e Planalto (64,3%).
Em Salto do Lontra são 4.805 veículos tributados em 2026, desses, 1.899 já tiveram o IPVA 2026 quitado e 828 optaram pelo pagamento parcelado. Com isso a porcentagem de veículos do município que já pagaram ao menos uma cota do IPVA 2026 é de 56,8%.
Em Nova Esperança do Sudoeste são 1.849 veículos tributados em 2026, desses, 739 já tiveram o IPVA 2026 quitado e 289 optaram pelo pagamento parcelado. Com isso a porcentagem de veículos de Nova Esperança do Sudoeste que já pagaram ao menos uma cota do IPVA 2026 é de 55,6%.
O prazo para o pagamento à vista do IPVA 2026 se encerrou no dia 9 de janeiro. Desde então, os contribuintes têm apenas a opção de pagar o imposto parcelado em cinco vezes.
As guias do IPVA no Paraná não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes. Para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos para gerar as guias. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias.
Assim como já aconteceu no exercício 2025, os contribuintes poderão pagar o IPVA 2026 via PIX a partir do QR Code presente na guia.
A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.
FONTE: Redação/Rádio Independência/Agência Estadual de Notícias do Paraná | FOTO: Redação/Rádio Independência/IA