Quinta-feira, 19 de março de 2026 – um dos dias mais importantes da história de Salto do Lontra. Com a presença de inúmeras autoridades locais, regionais, estaduais e da população, foi inaugurado no final da tarde – início da noite, o Hospital Municipal Adirce Sbrussi Cadore. O que era um sonho, agora é realidade.

 

São mais de 3 mil m² de área construída, em um terreno de 4.400m² no prolongamento da Avenida Nicolau Inácio, saída para Nova Prata do Iguaçu, próximo ao Corpo de Bombeiros e do SAMU 192.

 

A estrutura conta com dois centros cirúrgicos, 24 leitos, consultórios médicos, sala de emergência, farmácia interna do hospital, dentre outros espaços, além de equipamentos de alta tecnologia.

 

Trata-se do maior investimento público dos 62 anos de história do município.

 

Conforme a Administração Municipal, já foram aplicados em torno de R$ 20 milhões de reais - proporcionalmente cerca de 60% do Governo do Estado viabilizados pelo deputado Ademar Traiano com apoio do secretário estadual da saúde Beto Preto e do governador Ratinho Júnior, e 40% com recursos próprios do Município.

 

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto destacou este momento especial para a área da saúde de Salto do Lontra, da região e de todo o Paraná. “É um prazer, é uma alegria estar aqui. É mais um hospital da nossa regionalização. Hospital completo, bonito, bem construído. Eu estive aqui outras três vezes vistoriando a obra e hoje a gente veio para inaugurar’ e acrescentou “o prefeito Fernando Cadore um homem obstinado, que busca realizar suas metas. Temos o deputado Traiano que é o grande interlocutor junto ao governador Ratinho Júnior. O governador falou olha atenda Salto do Lontra que é um pedido do Traiano. Aí juntou um prefeito que corre atrás, uma secretária que tem muito zelo aqui que é a Elaine, o Traiano e os vereadores. Essa equação é uma equação de sucesso, uma equação vencedora. Quero agradecer também a Nádia nossa diretora da 8ª regional de saúde, que consegue trabalhar essa regionalização e essa micro regionalização com muito cuidado e o resultado é esse, mais uma porta aberta para atender o nosso povo” finalizou.

 

O Deputado Ademar Traiano disse que a construção do Hospital em Salto do Lontra foi um compromisso assumido e que está cumprido. “Um momento histórico para Salto do Lontra e acima de tudo para quem faz política como eu há mais de quarenta anos, algo que me realiza e me satisfaz é cumprir a palavra. Nós nos comprometemos ainda na campanha eleitoral do prefeito Fernando e hoje estamos entregando essa obra que com certeza é o maior marco para a população deste município. É um hospital moderno, que tem uma estrutura tão boa quanto os melhores hospitais do estado do Paraná. Os investimentos que aqui foram feitos são de alta soma e, portanto, estou muito feliz hoje porque mais uma vez dentro da minha trajetória política – e os prefeitos que trabalham com o deputado Traiano sabem – quando nós assumimos compromisso, nós honramos. E hoje é um dia festivo, a população em massa prestigiando o evento aqui, porque esse era um sonho de todos” comentou.

 

O Prefeito Fernando Cadore destacou a grande presença de público na inauguração do hospital. “A gente convidou e o povo compareceu. Isso nos emocionou, nos deixou muito felizes, lisonjeados. Os nossos visitantes também ficaram admirados com a presença de público. Então eu só tenho palavras de gratidão nesse momento. A todos que nos ajudaram. Foram desafios muito grandes, mas que foram vencidos e não foi apenas pelo Fernando Cadore, pela Ana Madruga que é a nossa vice-prefeita no momento, pela atual câmara de vereadores. Tivemos a participação também da gestão passada, da ex vice-prefeita Sandra, da câmara de vereadores passada, enfim, muitas pessoas trabalharam, as nossas lideranças, especialmente na pessoa do deputado Ademar Luiz Traiano - esse irmão, parceiro e cidadão honorário de Salto do Lontra. Secretário Beto Preto – essa pessoa extraordinária, o melhor secretário de saúde, indiscutivelmente. E o governador Ratinho Júnior – essa pessoa fantástica, um visionário, que olha pra frente, que pensa grande. E a nossa população, as nossas lideranças locais, todos os nossos vereadores, os nossos líderes partidários, as pessoas de modo geral, o povo de Salto do Lontra. Obrigado a todos que acreditaram nesse projeto maravilhoso e que Deus continue nos iluminando” finalizou.

 

O deputado federal Nelsi Maria (Vermelho) destacou a sua parceria com Salto do Lontra e aproveitou para fazer um anúncio. “Já viabilizamos muitos recursos para os mais diversos setores da administração municipal e gostaria de dizer que também vamos destinar aqui para o hospital um aparelho tomógrafo e uma UTI móvel. Temos um compromisso muito grande com Salto do Lontra e vamos seguir trabalhando por toda nossa gente” finalizou.

 

A Vice-Prefeita Ana Madruga disse que “a inauguração do nosso hospital municipal representa um marco na história de Salto do Lontra, do Sudoeste e do Paraná. Um sonho que se tornou realidade. Hoje o sentimento é de gratidão. Muito obrigado a cada um que fez parte desta conquista e parabéns a população de Salto do Lontra” finalizou.

 

A Secretária Municipal de Saúde, Elaine Gonçalves disse que a inauguração do hospital municipal foi “um momento de muita emoção, um momento único e histórico para a nossa saúde do município. Gratidão a todos que contribuíram, que ajudaram a tornar esse sonho uma realidade e poder estar inaugurando, entregando esse presente à nossa comunidade” destacou.

 

O Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Ravanelli disse que a inauguração do hospital “foi um momento especial e inédito, que ficará marcado na história de Salto do Lontra. Quero parabenizar o prefeito Fernando Cadore que teve a idéia, a iniciativa e tirou o projeto do papel. Agradecer também ao deputado Traiano, ao secretário Beto Preto, ao governador Ratinho Júnior e a todos que ajudaram nessa conquista. A câmara de vereadores de Salto do Lontra é parceria do Município e podem contar sempre conosco” finalizou.

 

Após os discursos o Pastor da Igreja Assembleia de Deus, Luiz Cecílio e o Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, Padre Deocir Poletti proferiram uma benção.

 

Em seguida ocorreu o descerramento da fita e a população pôde conhecer a estrutura do novo hospital.

 

PRESENÇAS

Também estiveram presentes os deputados estaduais Matheus Vermelho, Luiz Corti e Adão Litro, diretora da 8ª regional de saúde Nádia Zanella, vereadores de Salto do Lontra, Jeferson Batista (Caburé), Ibanês da Silva (Nasa), Diego Panho, Marli Bertoncelli, André Nava (Navinha) Laércio Maier, Eneri da Rosa e Joel Piekler, presidente do conselho municipal de saúde Josi Mara Dallo, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de várias cidades da região, representantes de deputados estaduais e federais, dentre outras autoridades civis, militares e religiosas, profissionais da imprensa e população de modo geral.

 

HOSPITAL MUNICIPAL ADIRCE SBRUSSI CADORE

A escolha do nome “Adirce Sbrussi Cadore” para o Hospital foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e o projeto de lei, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.

Adirce foi uma pessoa bastante atuante na comunidade lontrense. Ela faleceu em 2010, depois de quatro anos de luta contra o câncer.

Deixou o esposo Fernando Alberto Cadore e a filha Maria Fernanda Sbrussi Cadore.



FONTE | FOTOS: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra