A chuva que caiu na noite de quarta-feira, 30, e madrugada de quinta-feira, 01, causou estragos em Salto do Lontra. Na cidade houve pontos de alagamentos que atingiram diversas moradias, principalmente no Bairro São Miguel e no entorno da Sanepar, nas proximidades do Rio Lontra. Famílias tiveram que deixar suas residências e dormir na casa de parentes. Agentes da Defesa Civil, Bombeiros Comunitários e Servidores do Departamento de Urbanismo da Prefeitura auxiliaram os moradores.
No interior do município várias pontes e bueiros foram danificados. O Departamento Rodoviário está fazendo o levantamento e providenciando o concerto.
Um dos locais mais atingidos foi o Saltão, na comunidade de Linha Toscan. Trata-se de um dos cartões postais da cidade, grande ponto turístico, visitado por muitas pessoas. Há uma cachoeira que proporciona uma linda paisagem, porém, após esta chuva a imagem é outra, com diversas árvores caídas, galhos e sujeira por todos os lados. Recentemente a Administração Municipal também construiu uma Gruta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, cuja inauguração ocorreu na Sexta Feira Santa. A chuva foi tanta que a água do Rio Cotegipe chegou até a gruta, em um ponto alto, distante da margem.
No local também há um bar. A água adentrou no estabelecimento causando estragos em móveis e mercadorias. O proprietário, seu Osni (Nica) disse que não tinha visto algo assim. Estou com 56 anos de idade e ainda não tinha presenciado tanto estrago. É só vendo pra crer comentou.
Na manhã desta sexta-feira, 02, autoridades estiveram no local, dentre elas o Vice-Prefeito Fernando Cadore, Pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, Padre Paulo Vanderlei Brisch, Vereador Carlão Verdureiro, Coordenador da Construção da Gruta, Nicodemos Freiberger e o Diretor do Departamento de Urbanismo, Marcio Manfredini.
Fernando Cadore disse que ficou surpreso ao ver tanta destruição. Realmente é uma imagem impactante em que a natureza mostrou sua força. Infelizmente deixou muitos estragos, mas já estamos nos organizando para a reconstrução e acrescentou não apenas aqui no Saltão, mas em outras localidades os moradores estão enfrentando dificuldades, queremos dizer que a Administração Municipal está trabalhando no sentido de resolver todos estes problemas. Fernando também pediu a compreensão da população. Queremos que as pessoas entendam que a situação é complicada e por isso pedimos que tenham paciência, pois dentro das nossas possibilidades iremos atender a todos concluiu.
Nesta sexta-feira, 02, o Prefeito Maurício Baú cumpria agenda na cidade de Ponta Grossa para receber um Caminhão através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal e por isso não esteve presente no Saltão, mas disse que a Administração Municipal já está trabalhando para concertar os estragos causados pela chuva.