Assessoria - Potencializar o debate a respeito da atividade docente é um dos objetivos de um novo Projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza. As atividades iniciam nessa sexta-feira (08), a partir das 14 horas, tendo como tema nesse primeiro encontro "A construção do sentimento de pertencimento à docência". A participação no debate é livre, mas é especialmente dirigido a professores Educação Básica, professores universitários e acadêmicos de cursos de licenciatura.
O coordenador do projeto, professor Jackson Luís Martins Cacciamani, comenta que a intenção é promover Rodas de Conservas sobre os diversos assuntos ligados à docência. "Buscamos constituir espaços de formação de professores, para que os conteúdos da docência sejam compartilhados, publicizados e socializados no grupo. Nas Rodas de Conversas debatemos sobre inquietudes, incertezas, ausências, presenças e alegrias do processo de ensinar e de aprender na docência", detalha.
As temáticas para os debates foram acordadas coletivamente e são ancoradas na experiência vivida em sala de aula tanto na escola, quanto na Universidade. "Nossa ideia é agregarmos licenciandos, colegas professores das escolas e da universidade num movimento de formação que encontra, essencialmente na linguagem, potencialidades acerca de nos compreendermos como professores de forma permanente e coletiva", argumenta Cacciamani.
O primeiro tema a ser debatido é "A construção do sentimento de pertencimento à docência". O evento será nessa sexta-feira (08), às 14 horas, no Auditório do Bloco A, do Campus Realeza.