Assessoria - O Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza é o segundo curso da instituição a receber conceito 5 em avaliação de reconhecimento de curso feita pelo Ministério da Educação (MEC). O primeiro a receber a nota de excelência foi Pedagogia, do Campus Chapecó. A avaliação é feita com base em mais de 60 itens agrupados em três dimensões: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica. Cada dimensão recebe um conceito, que varia entre um e cinco. O resultado ainda precisa ser homologado pelo MEC/INEP.
O coordenador acadêmico do Campus Realeza, Clóvis Alencar Butzge, comentou que o resultado é muito positivo para Região. "É motivo de orgulho para a Região Sudoeste do Paraná poder contar com um Curso de Graduação em Letras: Português/Espanhol - Licenciatura qualificado pelo INEP como excelente. A avaliação observa os primeiros anos do curso, o projeto pedagógico, a infraestrutura e o corpo docente. O resultado diz, até esse momento, que se trata de um curso de excelência e é nesse sentido que vamos trabalhar para que ele seja sempre melhor", enfatizou.
A Comissão de Avaliação in loco realizou o trabalho entre os dias 11 a 12 de maio. As avaliadoras fizeram a leitura e a análise da documentação apresentada pela UFFS, organizaram reuniões com dirigentes, corpo docente e discente, além de visitarem espaços acadêmicos, como salas de aula, biblioteca, laboratórios, secretarias e coordenações.
Na dimensão da organização pedagógica, que corresponde a 40% do peso final da média de avaliação, o conceito final foi 4,6. Nesse quesito, as avaliadoras destacaram que "a estrutura curricular contempla muito bem os aspectos flexibilidade curricular, interdisciplinaridade, articulação da teoria com a prática. As atividades pedagógicas apresentam excelente coerência com a metodologia desenvolvida no processo ensino­aprendizagem, utilizando diversas dinâmicas".
No quesito corpo docente, o conceito ficou em 4,5, sendo referência a experiência dos professores. "Todos os professores efetivos têm experiência de pelo menos 2 anos no magistério superior e 14 têm experiência na educação básica. A produção científica, cultural, artística ou tecnológica atende às exigências do INEP".
Na dimensão da infraestrutura, as avaliadoras visitaram o Bloco de Professores, as salas de aula no Bloco A, os laboratórios e outros espaços, como auditório, secretarias, coordenações e biblioteca. O conceito nessa dimensão foi pontuado em 4,8.
Com a avaliação do Curso de Letras, todos os cursos do Campus Realeza foram devidamente reconhecidos pelo MEC, sendo eles os bacharelados em Medicina Veterinária (conceito 4) e Nutrição (conceito 4), e as licenciaturas em Ciências Biológicas (conceito 4), Física (conceito 4), Química (conceito 3) e Ciências Naturais (conceito 3).