Assessoria - O Feriado de Corpus Christi foi marcado pelo grande número de apreensões realizadas pelas equipes do Batalhão de Fronteira (BPFron).
Ao todo foram apreendidos uma arma de fogo, calibre 32, 49 pneus, 960 pacotes de cigarros, 6 automóveis e uma embarcação utilizada para o transporte de contrabando no Lago de Itaipu. Foram apreendidos, ainda, diversos volumes de mercadoria contrabandeada, rádios transceptores e pequena quantidade de droga.
A arma de fogo foi apreendida na noite de 4 de junho de 2015, por volta das 20h, na cidade de Guaíra-PR, quando equipes do BPFron. receberam denúncia anônima de que, em uma residência no Distrito de Doutor Oliveira Castro, haveriam armas contrabandeadas do Paraguai. Com autorização do proprietário, foram realizadas buscas, sendo localizadas uma espingarda calibre 32, diversas munições do mesmo calibre e ainda dois rádios transceptores. Duas pessoas receberam Voz de prisão e foram encaminhadas à delegacia de Polícia.
As apreensões de pneus ocorreram no município de Guaíra. Foram, ao todo, quatro abordagens que culminaram na apreensão de 49 pneus e 4 automóveis utilizados para o transporte dos mesmos. Os pneus e os veículos apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Receita Federal.
Os cigarros contrabandeados foram apreendidos em abordagem realizada no município de Santa Terezinha de Itaipu. Ao todo foram apreendidos 960 pacotes de cigarros da marca Gudang Garam. O veículo utilizado para o transporte também foi apreendido. O veículo, o condutor e os cigarros foram encaminhados à Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
Foram ainda apreendidos diversos volumes de contrabando, como roupas e mercadorias diversas. Em uma abordagem em Guaìra foi apreendido um veículo carregado com 6 volumes de contrabando. Em outra abordagem, realizada em um porto às margens do lago de Itaipu, foi apreendida uma embarcação contendo 9 volumes de mercadorias contrabandeadas. O veículo, a embarcação e os produtos apreendidos foram encaminhados à delegacia da Receita Federal em Guaíra.
Ainda em Guaíra, foi apreendida pequena quantidade de droga em posse de um homem de 20 anos. O rapaz foi abordado por uma equipe do BPFron, e tinha consigo dois cigarros de maconha, que totalizaram 4 gramas. O homem e a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Guaíra.
A Polícia Militar, por intermédio do BPFron, orienta a população a denunciar os crimes que tomar conhecimento pelo telefone-181 ou pelo seu sítio na internet, principalmente os relacionados ao narcotráfico. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar. Seja um herói anônimo, denuncie!