Assessoria - Os cursos de Medicina Veterinária e Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foram reconhecidos com o conceito 4. As Comissões de Avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC) visitaram o Campus Realeza nos dias 24 e 25 de abril. A avaliação consiste na análise de mais de 60 itens agrupados em três dimensões: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica. Cada dimensão recebe um conceito, que varia entre um e cinco. O resultado ainda precisa ser homologado pelo MEC/INEP.
O curso de Medicina Veterinária obteve nota 4,5 na dimensão do corpo docente. Os avaliadores se surpreenderam com quantidade de produções científicas. Segundo o relatório, “o número de produções científicas nos últimos três anos foi considerado excelente, uma vez que as produções dos docentes somaram 712 trabalhos, sendo que 88,9% apresentaram mais do que nove produções nos últimos três anos”. Já as dimensões de infraestrutura e organização didático-pedagógica receberam, respectivamente, notas 3 e 4,1.
Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Ana Paula Inoe Tomazini, o conceito 4 traduz o esforço e dedicação de toda a equipe para que as demandas do INEP fossem atendidas. “As contribuições das visitas in loco e relatórios do INEP permitirão analisar e compreender os processos da Universidade e do Curso de Medicina Veterinária, seu funcionamento, os seus acertos e sucessos. Por outro lado, as recomendações permitirão refletir sobre o caminho a seguir com o objetivo de se aperfeiçoar cada vez mais”, comentou.
O curso de Nutrição também teve como destaque a dimensão do corpo docente, com nota 4,5. As dimensões referentes a organização didático-pedagógica e a infraestrutura receberam, respectivamente, notas 3,7 e 3,6. De acordo com o relatório, os avaliadores consideraram que em relação ao corpo docente “o curso atende de forma excelente a vários indicadores, tendo como pontos fortes a atuação, o regime de trabalho, a experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica do coordenador, titulação do corpo docente do curso e percentual de doutores; regime de trabalho do corpo docente do curso; experiência de magistério superior do corpo docente”.
Conforme a coordenadora do curso, professora Rozane Márcia Triches, a avaliação representa que o curso de Nutrição está bem estruturado. “Temos um ótimo corpo docente que em muito quesitos teve nota máxima, ou seja, 5. Ainda temos muito em que avançar, dentre elas a estrutura física, a logística dos estágios e a carga horária docente. Porém, atuamos para solucionar eventuais problemas”, explicou.