O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, divulgou nesta quarta-feira (7) os 23 nomes da seleção brasileira. Como ele mesmo havia prometido em dias anteriores, não houve nenhuma surpresa. Ele chamou jogadores com quem já havia trabalhado desde que reassumiu o cargo de treinador, no começo de 2013.
Dos convocados para a lista principal, poucos já estiveram em uma Copa do Mundo. Essa honra coube apenas a Júlio César (2006, nenhum jogo; 2010, cinco jogos), Daniel Alves (2010, cinco jogos), Maicon (2010, cinco jogos e 1 gol), Thiago Silva (2010, nenhum jogo), Ramires (2010, quatro jogos) e Fred (2006, um jogo e 1 gol). Os outros 17 nunca disputaram um Mundial.
Com isso, a seleção de 2014 é a que tem mais jogadores que estreiam em Mundiais desde a Copa do Mundo de 1954. Na época, a equipe foi bastante reformulada após o fracasso em 1950. Apenas seis jogadores foram lembrados de uma Copa para outra – e apenas um, o médio-direito Bauer, foi titular em ambos os Mundiais. A dolorosa derrota em 1950, que ganhou o nome de Maracanazo, limou medalhões como Zizinho e Ademir de Menezes, que ainda estavam em boa forma para atuar em 1954.
No caso de 2014, a renovação é ainda maior em relação à Copa anterior. Dos remanescentes de 2010, sobraram apenas cinco jogadores. Fred não foi chamado por Dunga na época. A Copa que consta no currículo do atacante é a de 2006, em que ele atuou no segundo tempo contra a Austrália – e fez o segundo gol na vitória por 2 a 0.
A maior renovação da história ocorreu em 1950. Nenhum dos 22 convocados à época tinha estado em uma Copa anterior. Na época, contudo, o torneio foi retomado após 12 anos de cancelamentos, provocados pela Segunda Guerra Mundial.
Em tempo: a seleção de 2002 também contava com apenas seis jogadores que já tinham disputado Copas do Mundo. Eram o goleiro Dida, os laterais Cafu e Roberto Carlos, o meia Rivaldo e os atacantes Ronaldo e Denilson. Contudo, a lista de convocados da época tinha sete “veteranos”, sendo o sétimo o volante Emerson, cortado às vésperas da Copa. Em tese, a atual relação de Luiz Felipe Scolari também corre risco de sofrer mudança de última hora, se alguém se lesionar. Um exemplo prático: se Robinho (que esteve em 2006 e 2010) for chamado de última hora, a seleção de 2010 teria sete veteranos. Por isso, a comparação foi feita com as listas divulgadas antes do Mundial.
A LISTA DE SCOLARI PARA 2014
Goleiros
Júlio César (Toronto FC-CAN)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Atlético-MG)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Maicon (Roma-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Maxwell (PSG-FRA)

Zagueiros
Thiago Silva (PSG-FRA)
David Luiz (Chelsea-ING)
Dante (Bayern Munique-ALE)
Henrique (Napoli-ITA)

Volantes e meias
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Paulinho (Tottenham-ING)
Oscar (Chelsea-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
Willian (Chelsea-ING)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Hernanes (Internazionale-ITA)

Atacantes
Hulk (Zenit-RUS)
Fred (Fluminense)
Neymar (Barcelona-ESP)
Bernard (Shakhtar Donetsk-UCR)
Jô (Atlético-MG)

Fonte: http://www.bemparana.com.br