Assessoria - Os municípios de Ampére e Santa Izabel do Oeste serão sede da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná deste ano. O evento acontece entre os dias 16 a 22 de maio em ambas as cidades. O congresso técnico da competição, que definiu o grupamento das modalidades esportivas, foi realizado nesta terça-feira, 06, no município vizinho. O evento contou com a presença de autoridades e dirigentes esportivos dos 20 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão.
O evento contará com sete modalidades esportivas: Futsal, voleibol, handebol, atletismo, basquetebol, xadrez e tênis de mesa. Em todas elas, haverá disputas nas categorias feminino e masculino A (para estudantes nascidos em 1997, 1998 e 1999) e B (para estudantes nascidos em 2000, 2001 e 2002). Em Ampére, serão realizadas as competições de futsal, voleibol, basquetebol e xadrez. As demais modalidades acontecem em Santa Izabel do Oeste.
Os locais para realização dos jogos em Ampére já foram definidos. As disputas de futsal acontecerão no Ginásio Municipal de Esportes Rondinha, no bairro Rondinha, e no Ginásio Municipal Praça dos Arcos, no bairro São Francisco, juntamente com as partidas de basquete que também serão realizadas neste último local. Já as competições de voleibol serão promovidas no Ginásio CECIAR, na Escola Estadual Cecília Meireles. A sede social da Associação Comercial e Empresarial de Ampére – Aceamp, localizada no bairro Rondinha, abrigará as disputas de xadrez.
Os estudantes que ficarão alojados no município de Ampére serão distribuídos nas seguintes escolas: Escola Estadual Cecília Meireles, Escola Estadual Cândido Portinari, Escola Estadual Nereu Perondi, Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Escola Municipal Professor Leopoldo de Witt, Escola VII de Março – APAE e Associação Angélica Billo de Assistência ao Menor – AABAM.
Durante o congresso técnico, o coordenador do JEPs, Almir Hugo Lopes, destacou o alto nível de organização da competição. “Queremos que esta seja a melhor fase de todo o estado, pois com certeza será a maior”. Segundo ele, no total, serão 65 equipes de futsal o que torna a competição a maior a nível estadual em termo de modalidades. Além do maior número de atletas e dirigentes.
Neste ano todos os 20 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão participarão da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná. Mais de dois mil estudantes devem estar presentes na competição. “Com o envolvimento de todos os municípios, nossas crianças e adolescentes vão poder vivenciar diferentes realidades. Essa integração é muito importante para nós”, diz a chefe do NRE de Francisco Beltrão, Ozélia Nesi Lavina.
Os 20 municípios jurisdicionados ao NRE de Francisco Beltrão são: Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Capanema, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Pérola do Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste e Verê.
SOLENIDADE DE ABERTURA
A solenidade de abertura da fase regional dos Jogos Escolares acontecerá no dia 16 de maio. O evento acontece primeiramente em Santa Izabel do Oeste às 19h30 no Ginásio Municipal de Esporte de Santa Izabel do Oeste. Posteriormente, às 20h30, a cerimônia continua em Ampére no Ginásio Municipal de Esportes Rondinha. De acordo com diretor de esportes, Joelson Oenning “Professor Toco”, a abertura do evento promete muitas emoções. “Estamos programando um belíssimo evento que certamente vai superar a grande abertura dos Jimsops no ano passado. Apenas convoco toda a população a participar e se surpreender”, comenta.
O vice-prefeito, Luiz Carlos Grzebieluckas, que representou o Prefeito Hélio Alves no congresso técnico do JEP´s, afirma que o evento vem a somar com os investimentos que estão sendo realizados no município. “Desde o ano passado, Ampére é destaque na área esportiva. A realização desta edição dos Jogos Escolares só vai agregar mais reconhecimento para o nosso município neste setor e a todo o trabalho de desenvolvimento e infraestrutura que estamos promovendo”, destaca.
Os atletas classificados na competição representarão seus municípios na Fase Macrorregional do JEP’S em Santo Antônio do Sudoeste que acontece no período de 04 a 08 de junho de 2014 deste ano. O evento contará com os campeões dos municípios e escolas jurisdicionados aos Núcleos Regionais de Educação de Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos e Laranjeiras do Sul.